A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) iniciou na última
segunda-feira, 8, a quinta Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida. Cerca
de 89 mil consumidores vão participar do levantamento que vai avaliar a
qualidade e a satisfação do público com os serviços prestados pelas empresas de
telefonia fixa, telefonia móvel, banda larga fixa e TV por assinatura. A
previsão de divulgação dos resultados é para o primeiro trimestre de 2020.
Os consumidores responderão perguntas sobre satisfação geral com a
prestação dos serviços e sobre a qualidade percebida com os canais de atendimento,
oferta e contratação de serviços, funcionamento dos serviços, cobrança, reparo
e instalação, além de capacidade de resolução de problemas. Para que a agência
possa construir dados de acordo com o perfil sociodemográfico dos cidadãos, o
questionário inclui perguntas sobre a cidade onde o consumidor reside, renda e
escolaridade. A Anatel destaca ainda que não serão solicitados número de
documentos pessoais, e-mail para contato, endereço, número de cartão de
crédito, dados bancários ou senhas.
O levantamento funciona como um panorama sobre os serviços de
telecomunicações no país e subsidia o trabalho da Anatel. Os resultados
permitem comparar, por unidade da federação, a satisfação e percepção de
qualidade dos consumidores por prestadora e por serviço.
Pesquisas anteriores.
A Anatel promove pesquisas sobre satisfação desde 2002 e, de qualidade
percebida, desde 2012. No último levantamento divulgado pela agência, no início
deste ano, foram entrevistadas cerca de 100 mil pessoas em todo o país.
De modo geral, no ano de 2018, o desempenho dos serviços pesquisados
melhorou em relação às pesquisas anteriores. Na média nacional, subiu a nota de
satisfação geral (numa escala de 0 a 10) para todos os serviços. Os
consumidores de telefonia móvel pós-paga foram os que se declararam mais
satisfeitos, com a nota média nacional de 7,32, contra 6,99 em 2017.
Já os consumidores de banda larga fixa foram os que se mostraram menos
satisfeitos, embora a média nacional de satisfação geral tenha aumentado em
relação ao ano anterior, passando de 6,23 para 6,43.
* Com
informações da Anatel.
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