sábado, 17 de agosto de 2019

ANVISA DIVULGA FERRAMENTA PARA CONSULTA DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES...


FONTE: *** , em São Paulo, https://www.uol.com.br

Já está disponível a ferramenta de consulta da Anvisa que permite a realização de buscas dos ingredientes (também chamados de constituintes) autorizados para uso em suplementos alimentares. A agência divulgou a ferramenta em seu portal juntamente com uma nova atualização sobre esse tipo de produto.

A ferramenta de consulta inclui tanto os ingredientes aprovados pela Instrução Normativa 28/2018 como aqueles autorizados após a publicação da norma por meio de resoluções específicas.

A Anvisa ainda divulgou uma atualização no conteúdo orientador sobre suplementos alimentares, com esclarecimentos para as principais dúvidas que surgem na Central de Atendimento da agência. O objetivo do material é facilitar o acesso a essas informações tanto para consumidores como para empresas do setor produtivo e dos órgãos do SNVS (Sistema Nacional de Vigilância Sanitária).

Suplementos alimentares: faz diferença?
Um estudo recente publicado no Annals of Internal Medicine mostrou que os suplementos alimentares não apenas não prologam a vida como, em excesso, ainda podem fazer mal.

Os médicos perceberam, de fato, um menor risco de morte por causa cardiovascular entre aqueles com ingestão adequada de vitamina A, vitamina K e zinco. No entanto, essa associação tornou-se não significativa quando eles incluiram na balança fatores de estilo de vida, como educação, tabagismo e bebida.

Os usuários de suplementação eram também mais propensos a ter níveis mais altos de educação e renda familiar, comer uma dieta saudável e ser fisicamente ativos, fatores que são conhecidos por reduzir a mortalidade.

O que assustou os cientistas foi que o excesso de suplementação de cálcio aumentou o risco de morte por câncer. Por isso, eles recomendam que, se sentir necessidade de alguma suplementação, ela deve ser feita sob orientação médica.

Recomendações antes de tomar suplementos.
Compre suplementos de fornecedores reconhecidos, pois devem ter passado por rigorosas checagens de segurança.

Verifique se foram realizados testes clínicos com uma parcela da população semelhante à sua (em termos de idade, sexo, etc.).

Confira as advertências. Por exemplo, pessoas com problemas cardíacos devem checar se o suplemento não faz mal ao coração.

Tenha cuidado ao tomar vários suplementos ao mesmo tempo.

Tome apenas as doses recomendadas.

*** Com informações Assessoria de Comunicação da Anvisa e de matéria publicada em 10/04/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário