terça-feira, 30 de março de 2010

SÃO JOÃO É NOVA ATRAÇÃO TURÍSTICA BAIANA...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Aumentar o número de visitantes nas cidades litorâneas; consolidar o São João da Bahia como produto turístico no mercado nacional; ampliar o percentual de leitos ocupados nos municípios considerados portões de entrada; e gerar mais trabalho e renda para os baianos durante o mês de junho.
Com estes objetivos, o governo baiano, por meio da Secretaria de Turismo e Bahiatursa, lançou ontem o Projeto São João da Bahia 2010, durante solenidade no Centro Administrativo. O evento teve a presença do governador Jaques Wagner, autoridades, representantes dos forrozeiros e trade turístico da Bahia. Nos últimos dois anos, o governo estadual investiu R$ 19 milhões no São João da Bahia e a previsão para este ano é que o aporte seja até 30% a mais do que em 2009, quando foram investidos R$ 9 milhões.
Em seu discurso, Jaques Wagner reiterou a importância econômica e cultural dos festejos juninos da Bahia. “Não há nada melhor para gerar trabalho e renda, rapidamente, do que o turismo. É por isso que acreditamos neste projeto iniciado em 2008”, afirmou.
Wagner também destacou a implantação de produtos turísticos como o GP Bahia de Stock Car e o apoio dado ao turismo esportivo, com a realização de eventos de diversas modalidades em todo o Estado.
Em 2010, haverá oito dias de eventos juninos no Centro Histórico de Salvador. As apresentações musicais serão distribuídas nas quatro praças do Pelô e em dois grandes palcos. Este ano também serão realizados eventos juninos em 12 bairros de Salvador.
De acordo com o secretário de Turismo da Bahia, Antonio Carlos Tramm, as principais metas para o São João 2010 são as de ampliar o fluxo de visitantes de outros estados e aumentar a ocupação hoteleira em 15%. “Este produto (São João) foi criado para minimizar os efeitos da baixa estação. Tivemos bons resultados nos dois primeiros anos e acreditamos que este seja o ano da consolidação”, acrescentou.
Tramm comparou ainda o São João ao Natal, ao falar sobre as vendas do comércio, que se intensificam bastante no mês de junho na Bahia. O São João da Bahia é o principal evento que contribui para a interiorização do turismo. De acordo com dados da Agerba, no período dos festejos juninos mais de 400 mil pessoas deixam a capital com destino às cidades do interior.
Forrozeiros da terra – Grandes nomes da música regional devem fazer parte da grade de atrações da programação oficial do São João da Bahia. Dentre eles, Adelmário Coelho, Zelito Miranda, Gereba, Banda Estakazero, Quininho de Valente, Del Feliz, fazendo com que 90% dos artistas sejam do próprio Estado. Para Adelmário Coelho, o governo acerta em apoiar o São João, que ele considera a maior festa popular do país. “É uma festa que proporciona o dinamismo da economia do Estado. Na minha equipe, por exemplo, são contratados 36 profissionais no período”, avalia.
Homenagem – Durante o evento no CAB, os forrozeiros baianos homenagearam o governador Jaques Wagner, presenteando-o com uma sanfona de oito baixos, similar ao instrumento tocado por “seo” Januário, pai do também sanfoneiro Luiz Gonzaga. O ex-secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, recebeu uma zabumba, e o assessor-geral de Comunicação do Estado, Robinson Almeida, foi presenteado com um triângulo.

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