terça-feira, 30 de março de 2010

63 ANOS DE HOSPITAL PRADO VALADARES...

FONTE: HGPV (hgpvjequie@gmail.com).
Aos 63 anos de sua inauguração [31 de março de 1947] o Hospital Prado Valadares comemora avanços sem precedentes na sua história. O HGPV está edificado em terras doadas pelos Irmãos Grillo, sua pedra fundamental foi lançada em 12 de outubro de 1942.Em pouco mais de 3 anos da atual gestão o hospital passou por transformações importantes, as quais ajudam na melhoria contínua da assistência aos pacientes. São mudanças estruturais: reforma física do prédio, redimensionamento de recursos humanos com ampliação do quadro de pessoal das diversas categorias profissionais e aquisição de novos equipamentos, aliado ao desenvolvimento das políticas de educação permanente em saúde e humanização da atenção.O sentimento que se tem é de alegria, ao ver o Prado Valadares reconquistar o respeito e confiança da população, se tornando hospital de referência estadual com a implantação de novos serviços de média e alta complexidade, além da estruturação dos existentes. Tudo isto decorrente de uma gestão comprometida com o desenvolvimento e consolidação do Sistema Único de Saúde liderada pelo Secretário Estadual de Saúde da Bahia, Dr. Jorge Solla, apoiado pelo Governador Jaques Wagner.Hoje, dia 31, às 18 horas acontecerá no Hospital Prado Valadares solenidade em comemoração aos seus 63 anos, oportunidade na qual será anunciada oficialmente a implantação do Serviço Especializado de Pré-Natal de Alto Risco, do Serviço de Neurocirurgia e da Linha do Cuidado à Mama.
SERVIÇO ESPECIALIZADO DE PRÉ-NATAL DE ALTO RISCO.
Este é o primeiro Serviço de abrangência microrregional implantado no HGPV/Jequié de referência para Gestação de Alto Risco. O mesmo está em sintonia com o Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal cuja meta é reduzir a mortalidade infantil em no mínimo 5% ao ano, com foco na mortalidade neonatal (0 a 27 dias).O Serviço oferece 40 atendimentos semanais, com médico especialista em ginecologia e obstetrícia, além de assegurar exames ultrassonográficos, eletrocardiogramas e dosagens laboratoriais disponíveis no hospital.
SERVIÇO DE NEUROCIRURGIA.
A neurocirurgia no HGPV está possibilitando a realização de intervenções neurocirúrgicas em menor tempo, em vítimas de traumatismo crânio encefálico (TCE).Com o Serviço de Neurocirurgia estruturado neste mês de março, as transferências dos pacientes com indicação de neurocirurgia foram reduzidas significativamente, além de dar mais qualidade ao tratamento dos pacientes com intervenção neurocirúrgica precoce e, além disso, reduziu os custos com deslocamento dos pacientes em UTI Móvel para a capital do estado.O novo serviço foi implantado e está sendo mantido com recursos exclusivos do Estado da Bahia.
LINHA DO CUIDADO À MAMA.
A Linha do Cuidado à Mama é mais uma iniciativa inovadora e pioneira do HGPV/SESAB na microrregião de Jequié.Esta Linha do Cuidado conta com o primeiro serviço de Mamografia em Unidade do SUS (Hospital Geral Prado Valadares) além de médicos Radiologista, Mastologista, Anátomo-patologista e Ultrassonografista, além de Técnicos em Radiologia, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e pessoal administrativo. De forma matricial atuam também anestesiologista, terapeuta ocupacional, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais.O diretor do HGPV, Gilmar Vasconcelos informa que a organização e implementação da Linha do Cuidado à Mama envolvendo os municípios da microrregião de Jequié e o HGPV/DGRP/SAIS/SESAB prevê fluxo desde a Atenção Básica (municípios da microrregião de Jequié), Média Complexidade - diagnóstico por imagem, biópsia dirigida, consulta especializada e intervenção cirúrgica (HGPV) até Alta Complexidade (químio e radio) em um centro de referência previamente definido para encaminhamento de acordo com o PDR e PPI.“O câncer de mama é o mais freqüente nas mulheres e que os estudos clínicos mostram que o diagnóstico precoce é a melhor alternativa para controle do mesmo, portanto se faz necessário oferecer à população serviço de assistência especializada em mastologia”, explica a médica mastologista do HGPV, Drª. Jackeline Goidoux.A capacidade de produção é de 480 mamografias por mês, além dos procedimentos das pacientes desencadeados a partir do diagnóstico positivo ou para a sua conclusão diagnóstica.“Está posto o desafio na busca da integralidade da atenção, mas para isto ações e serviços têm de dialogar e interagir de maneira coletiva, responsável e acessível”, conclui Gilmar Vasconcelos, diretor do HGPV.
Parabéns ao Prado Valadares pelos seus 63 anos de serviços prestados e ao povo da região de Jequié pelas melhorias constantes desta importante Unidade de Saúde.

OBS.: MATÉRIA ENCAMINHADA POR E-MAIL PELO SENHOR GILMAR VASCONCELOS, DIRETOR DO HOSPITAL PRADO VALADARES, JEQUIÉ – BAHIA – BRASIL, A QUEM AGRADEÇO A GENTILEZA E COLABORAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário