domingo, 28 de março de 2010

AUMENTO DA CRIMINALIDADE NA BAHIA É TEMA DE ESPECIALISTAS...

FONTE: *** Oscar Valporto e Bruno Menezes (CORREIO DA BAHIA).

Especialistas em segurança pública do Brasil, Colômbia, México, Panamá, Paraguai, Venezuela, Chile e Argentina além de policiais, políticos, advogados e estudantes participaram do seminário Segurança Pública - Um Desafio Político na América Latina, promovido pela Fundação Liberdade e Cidadania, entidade ligada ao Democratas, e pela Fundação Konrad Adenaur, no Hotel Pestana. Apesar do debate ser internacional, os problemas de segurança na Bahia, no Nordeste e no Brasil estiveram no centro das discussões.
Secretário Nacional de Segurança Pública no governo Fernando Henrique, o ex-coronel PM José Vicente da Silva Filho mostrou-se alarmado com o aumento da violência na Bahia. “São Paulo teve uma queda de 39% no índice de homicídios e na Bahia esse índice subiu 90% nos últimos três anos. E é alarmante que apenas 6% desses assassinatos serão elucidados. É preciso investir mais na polícia”, afirmou José Vicente.
PREFEITURAS.
Procurado pelo CORREIO, o secretário da Segurança Pública do Estado da Bahia, César Nunes, declarou que, como não participou do evento, não tem conhecimento dos números apresentados, mas que está à disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre o Plano de Segurança Pública do Estado. “Apresentei o plano em 2008, na Assembléia Legislativa, pouco depois de assumir a pasta. Toda contribuição, que não seja partidária, mas que seja pertinente é bem-vinda”, disse Nunes. O secretário destacou o papel das prefeituras na segurança da Bahia: “Somos parceiros das administrações municipais. Tanto que a Polícia Militar é quem treina, por exemplo, as equipas das guardas municipais”.
A participação do poder local nas ações de segurança foi também tema do seminário. “Hoje, no Brasil, o modelo de segurança pública está muito dependente dos governos federal e estadual. É preciso uma maior participação das prefeituras”, afirmou o deputado federal ACM Neto (DEM-BA). Ele presidiu a mesa sobre estratégia de segurança e comunicação política que teve a participação do deputado federal argentino Carlos Alberto Caranza e do venezuelano Luis Ignário Planas.
O secretário de segurança de São Paulo, Antônio Ferreira Pinto, também participou do seminário e fez questão de destacar a influência do abuso de bebidas alcoólicas no aumento da criminalidade.

***
Reportagem publicada na edição impressa do dia 28/03/2010 do CORREIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário