sexta-feira, 20 de julho de 2012

HEPATITE ‘B’ É A 2ª CAUSA DE CÂNCER NO MUNDO...



FONTE: Naira Sodré REPÓRTER, TRIBUNA DA BAHIA.

Para alertar a sociedade sobre os diversos problemas que envolvem as hepatites virais e, principalmente alertar para a importância da prevenção, será realizado do próximo dia 23 a 28 de julho a X Semana Baiana de Divulgação das Hepatites Virais.

A iniciativa é do Grupo Vontade de Viver que vai montar postos nos hospitais Manoel Vitorino, Santo Antonio (Irmã Dulce) e na Estação Rodoviária de Salvador e no Shopping Pituba Parque Center. Além de informações, os postos dos dois hospitais realizarão testagem para as hepatites B e C (as mais graves das virais), além de promover a vacinação contra a hepatite B.

Segundo o presidente do Grupo Vontade de Viver, Rômulo Correa, durante a semana de alerta contra as hepatites, os postos distribuirão material informativo e preventivo, exibição de filmes e mensagens, além de esclarecer dúvidas.

Ele esclarece que não existe vacina para a hepatite C, portanto, a prevenção é a melhor forma de se proteger contra a doença, que se tornou um dos maiores problemas de saúde pública no mundo por apresentar alta morbidade e mortalidade. A hepatite C tem cura, desde que seja detectada a tempo, explicou.

A hepatite B é a segunda causa de câncer no mundo, mas existe vacina para a imunização contra essa doença. O governo fornece a vacina contra a hepatite B para quem tem menos de 30 anos de idade e para grupos especiais sem limite de idade como gestantes,usuário de drogas, hemofílicos, profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens, para quem faz hemodiálise, portadores do vírus da hepatite C, portadores de HIV, bombeiros, policiais, manicure e profissionais de saúde

DOENÇAS SILENCIOSAS.
As hepatites provocam inflamação no fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último é mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco das doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.

A evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus. Os vírus A e E apresentam apenas formas agudas de hepatite (não possuindo potencial para formas crônicas). Isto quer dizer que, após uma hepatite A ou E, o indivíduo pode se recuperar completamente, eliminando o vírus de seu organismo.

Por outro lado, as hepatites causadas pelos vírus B, C e D podem apresentar tanto formas agudas, quanto crônicas de infecção, quando a doença persiste no organismo por mais de seis meses. As hepatites virais são doenças de notificação compulsória, ou seja, cada ocorrência deve ser notificada por um profissional de saúde. Esse registro é importante para mapear os casos de hepatites no país e ajuda a traçar diretrizes de políticas públicas no setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário