quarta-feira, 18 de julho de 2012

MALHAÇÃO MUDA AÇÃO DE ENZIMAS NO ORGANISMO...


FONTE: *** AGÊNCIA ESTADO, em São Paulo (noticias.uol.com.br).

Se os exercícios físicos deixam a desejar no tratamento da dislipidemia (alterações dos níveis de gordura no sangue), eles são uma opção cientificamente comprovada para a manutenção da saúde como um todo, porque modificam ações bioquímicas importantes no organismo: algumas das enzimas que controlam os níveis de colesterol e triglicérides são especialmente afetadas pelas atividades físicas.

Uma dessas enzimas, a lipoproteinolipase, conhecida também como LPL, destrói os triglicérides. A LPL está localizada nas paredes dos vasos sanguíneos, no coração, depósitos de gordura e músculos. “Níveis baixos da enzima (LPL), por exemplo, estão associados a um aumento de doenças cardiovasculares”, afirma o endocrinologista João Eduardo Nunes Salles, professor da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.

Outra enzima que é liberada com os exercícios é a lecitina colesterolacil transferase (LCAT), que captura o colesterol e o “descola” das paredes arteriais.

Malhar também colabora para eliminar a enzima hepatolipase (HL), que é naturalmente produzida pelo organismo, mas é maléfica: ela destrói o colesterol-HDL (colesterol bom) e ainda transforma uma parte em colesterol-LDL (colesterol ruim).

Durante a atividade física, o organismo “queima” a enzima HL e diminuiu o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas.

*** As informações são do Jornal da Tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário