sexta-feira, 20 de julho de 2012

OPERAÇÃO DA PF CUMPRE MANDATOS EM CAMAÇARÍ...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Uma operação da Polícia Federal cumpre, na manhã desta sexta-feira, 20, três mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal. A ação policial acontece em Camaçari com o objetivo de combater os crimes de estelionatos cometidos através de fraudes previdenciárias.

De acordo com a PF, um contador é o responsável pela inserção fraudulenta de vínculos extemporâneos no sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ele gerava e transmitia, diretamente ou através dos cadastros em nome de empresas, as Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP´s) com dados falsos.

Para isso, o acusado utilizava uma “chave” (certificado digital), obtida junto à Caixa Econômica Federal – CEF, com a qual inseria dados de relações trabalhistas inexistentes e falsificava documentos aumentando valores de contratos de trabalho ou mudando datas início e término de relações empregatícias.

Após a criação do vínculo trabalhista fraudulento, o suposto segurado da Previdência Social dava entrada em requerimentos de aposentadoria por tempo de serviço ou de benefício por incapacidade, apresentando perante o INSS documentos falsos (CTPS com registro falso, recibos e contracheques falsos, entre outros), visando comprovar as informações falsas lançadas no CNIS.

Outra pessoa foi descoberta realizando fraudes no INSS, apontada por falsificar e comercializar relatórios, atestados e receituários médicos, para justificar faltas no trabalho e adquirir medicamentos de uso controlado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário