sexta-feira, 20 de julho de 2012

PELA PRIMEIRA VEZ, VITÓRIA DA CONQUISTA TEM CHANCES DE REALIZAR SEGUNDO TURNO...






FONTE: CORREIO DA BAHIA.

Cidade atingiu o quantitativo mínimo necessário para a realização de segundo turno.

Pela primeira vez na história, Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, tem chances de realizar segundo turno nas eleições municipais deste ano. A cidade é o terceiro colégio eleitoral da Bahia, atrás apenas de Salvador e Feira de Santana.

Com um eleitorado de 215.299 mil eleitores, Vitória da Conquista atingiu o quantitativo mínimo necessário para a realização de segundo turno nas eleições para prefeitos, que é de 200 mil eleitores, conforme determina a Lei 9.504/97 (Lei das Eleições).

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, a comporta também as 39ª e 41ª Zonas Eleitorais, sendo uma das seis cidades do Estado a possuir mais de uma zona eleitoral devido ao grande volume de eleitores.

Os candidatos a prefeito de Vitória da Conquista são: Guilherme Menezes (PT), Herzem Gusmão (PMDB), Elquisson Soares (PPS), Edigar Mão Branca (PV) e Abel Rebouças São José (PDT).

MAIORIA ABSOLUTA.
O segundo turno só é realizado caso nenhum candidato atinja a maioria absoluta no primeiro turno da eleição. Este sistema é utilizado nas eleições presidenciais, para governadores dos estados e prefeitos das cidades com mais de 200 mil eleitores.

No segundo turno, concorrem apenas os dois primeiros colocados do turno anterior, desde que o mais votado não tenha alcançado a maioria absoluta. A maioria absoluta é determinada quando um candidato vence determinada eleição com, pelo menos, metade do número de votos válidos mais um voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário