terça-feira, 3 de julho de 2012

POPULAÇÃO ACREDITA NAS VACINAS...


FONTE: Daniela Pereira REPÓRTER, TRIBUNA DA BAHIA.

A primeira etapa da campanha contra pólio, iniciada no último sábado, já imunizou 71,4% do público-alvo, o que representa 123.956 crianças. Os números ainda devem crescer já que a vacinação terá continuidade a partir de amanhã, terminando na próxima sexta-feira.

A estimativa é 95% de cobertura vacinal, o que representa imunização de 1.080.715 menores de cinco anos. Superstições à parte, os dados comprovam que os pais ainda confiam na eficácia das vacinas e demonstram interesse na imunização dos filhos.

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) garante que a vacina não tem contra indicação e crianças com menos de 4 anos, 11 meses e 29 dias, que já tenham tomado gotinhas em campanhas anteriores, devem ser levadas ao posto de saúde mais próximo. Diante do feriado do 2 de Julho, resta apenas quatro dias para o final da campanha, o que levou a maioria dos pais ou responsáveis aos postos logo na primeira semana da campanha.

Acompanhando um amigo que recebia atendimento médico no 5ª Centro de Saúde, a dona de casa Daniela Guedes, afirma que imunizou o filho no dia D da campanha, quando 80 mil postos funcionaram em todo o Estado, com cerca de 27 mil trabalhadores e 2.500 veículos de apoio. “Sempre levo no dia da campanha, para não esquecer depois.

A vacinação é importante para prevenir e é a única vez, que não tenho o que reclamar dos postos”, ressalta. A mesma atitude foi tomada pela estudante Lidiane Brito, 22 anos, que defendeu a importância da campanha pontuando que prefere vacinar a ver o filho doente.

“Antes acreditar do que não dar e depois ter um problema maior”, disse. Apesar da aprovação da maioria, ainda há pessoas que duvidem da eficácia da vacina. Uma delas é a auxiliar de classe, Maria Aparecida de Jesus, 50 anos, avó de uma criança de cinco meses. Para ela, a medicina atual não é tão confiável como há 45 anos, época que, segunda ela, os profissionais se dedicavam mais ao trabalho.

“Minha filha sempre traz o filho nas campanhas, assim como fiz quando os meus eram pequenos. Só que, hoje em dia, fico desconfiada da qualidade dessas vacinas, pois a gente vê muitos idosos imunizados contra a gripe, doentes”, apontou.

Segundo informações da Sesab, até o fim da campanha, os postos de saúde do município estarão abertos de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Ainda de acordo com o órgão, o Brasil está livre da pólio desde 1990, já que o último caso ocorreu em 1989, no município de Souza, na Paraíba.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que entre os anos de 2010 e 2011, 24 países registraram casos de Poliomielite, na sua maioria, decorrentes de importações de Poliovírus selvagem de países endêmicos como o Afeganistão, Nigéria e Paquistão.

Em 2011 na 1ª etapa de vacinação foram aplicadas 1.065.463 doses, alcançando uma cobertura vacinal de 98,59%, na faixa etária de 0 a menores de 5 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário