sexta-feira, 20 de julho de 2012

UNIVERSIDADES PODEM ABATER DÍVIDAS TRIBURTÁRIAS COM BOLSAS DE ESTUDO...


FONTE: Agência Brasil, ÚLTIMA INSTÂNCIA.

A presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta sexta-feira (19/7) lei que permitirá às instituições de ensino superior particulares converter até 90% das dívidas tributárias federais em bolsas de estudo do ProUni (Programa Universidade para Todos).

As regras, publicadas no Diário Oficial da União, instituem o Proies (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior), com o objetivo de “assegurar condições para a continuidade das atividades de entidades mantenedoras” para que não haja diminuição do número de matrículas e sejam recuperados os créditos tributários da União.

Poderão fazer parte do programa instituições que estejam em “grave situação econômico-financeira”. Encaixam-se nesta condição aquelas que até 31 de maio apresentavam dívida tributária vencida que alcançasse pelo menos menos R$ 1,5 mil por aluno matriculado. A moratória das dívidas será concedida por um período de 12 meses para “viabilizar a superação de situação transitória de crise econômico-financeira da mantenedora da IES, a fim de permitir a manutenção de suas atividades”.

Para participar do programa, as instituições de ensino terão que apresentar um plano de recuperação tributária e comprovar periodicamente sua capacidade de autofinanciamento e melhoria da gestão. Também é pré-requisito que a instituição mantenha bons indicadores de qualidade do ensino nas avaliações aplicadas pelo MEC (Ministério da Educação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário