sábado, 7 de setembro de 2013

ÁGUA COM LIMÃO NÃO EMAGRECE, MAS PODE SIM AJUDAR NA DIETA...


FONTE: Mariana Bueno  (itodas.uol.com.br).

Nutricionista explica outros benefícios da fruta.

     

Alguns especialistas relatam que o consumo de um limão espremido em água gelada pode auxiliar na aceleração do metabolismo e na consequente perda de peso. Mas será que essa técnica funciona mesmo? A nutricionista Cyntia Bassi, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, explica que isso acontece porque o sucesso de uma dieta bem planejada não depende apenas de quantas calorias são consumidas, mas que o metabolismo também tem papel fundamental de transformar a gordura em massa magra. “O organismo precisa se esforçar para manter o corpo na temperatura adequada até que a água gelada seja absorvida. No caso da água com limão, ela funciona como um alimento termogênico, que aumenta o gasto de energia para ser absorvida. E o limão, assim como outras frutas cítricas, embora seja ácido, é um alimento com poder de auxiliar na manutenção da alcalinidade do pH sanguíneo e eliminação de toxinas, ação que também melhora o metabolismo dos nutrientes e reduz o acúmulo de líquidos”, afirma.

Outro beneficio do limão, também encontrado em frutas como a laranja e tangerina, é a presença de uma substância conhecida como d-limonemo, presente na casca, que, se consumida, auxilia no controle da ansiedade e pode se tornar um auxiliar no processo de emagrecimento, quando a ansiedade atrapalha.

Para quem prefere acrescentar adoçante, transformando a bebida em uma limonada, a nutricionista explica que não é prejudicial à dieta. “Com a água gelada e o sumo de uma fruta com poder alcalino é possível obter benefícios no processo de emagrecimento e, sendo assim, não é necessário abrir mão do adoçante. Mas é importante ressaltar que esse processo não é determinante para a perda de peso e sim um método auxiliar, pois a perda depende de outros fatores, incluindo mudança de hábito e estilo de vida”, alerta.

O consumo de um a dois copos ao dia é o suficiente para se obter as propriedades nutricionais da fruta que são benéficas ao organismo. Para evitar perda das vitaminas, é importante consumir o suco logo após o preparo. “Beber um copo do suco gelado pela manhã, cerca de 30 minutos antes do café, pode auxiliar na desintoxicação do organismo. Estudos indicam também que beber o suco pela manhã melhora a performance nos treinos. O limão possui ainda um teor considerável de fibras, especialmente a pectina, que auxilia no controle de colesterol e na regulação do trânsito intestinal. E se consumido junto à refeição pode melhorar a absorção de ferro, devido à presença de vitamina C, que também melhora o funcionamento do sistema imunológico”, explica.

Outra possibilidade para o uso do limão é como tempero na comida. Segundo a nutricionista, além de tornar a refeição mais saborosa, seu sabor marcante pode ajudar a reduzir a quantidade de sal e temperos industrializados e oferece baixo valor calórico. Só tome cuidado com o consumo em excesso, pois o ácido cítrico do limão pode desmineralizar o esmalte dos dentes e causar sensibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário