segunda-feira, 23 de setembro de 2013

SÓ 30% DAS FAMÍLIAS AUTORIZAM DOAÇÃO DE ÓRGÃOS PARA O USO EM TRANSPLANTES...

FONTE: Rivânia Nascimento, TRIBUNA DA BAHIA.

No Brasil, apenas 30% das pessoas permitem o reaproveitamento de coração, pulmão, córneas, ossos, rins, fígado, partes do corpo humano que, a depender da causa da morte, podem ser transplantado as em outras pessoas.  Sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos  e incentivar o ato voluntário. Este é o objetivo  da Semana Nacional de Doação de Órgãos, que tem início hoje  e vai até domingo. Atualmente, cerca de 30 mil pessoas aguardam na fila de espera e, de cada 10 pessoas abordadas, 04 se negam a doar os órgãos de seus familiares, segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). 
Em todo o Brasil, a maior lista de espera é por um rim – 20 mil pessoas. Em segundo lugar, estão os que precisam de transplante de córnea (6 mil). Em seguida, vem fígado, com 1.300 pessoas na lista de espera, e, por último, coração e pulmão, com 200 e 170 respectivamente. Na Bahia, o resultado não é diferente e  a maior fila de espera é pelo transplante de rim. Até meados do mês de agosto, 1.110 pessoas em todo o estado, aguardavam  que    familiares  autorizassem  o reaproveitamento dos rins de seus entes queridos falecidos, já que, pela lei, apenas parentes de 1º e 2º grau podem autorizar a doação de órgãos e tecidos de pessoas vítimas de parada cardíaca ou morte encefálica.

Recusa.  
De acordo com o médico José Osmar  Medina Pestana, presidente da ABTO, a recusa dos familiares ainda é um dos motivos para a falta de doadores e está relacionado à falta de manifestação da vontade de doação em vida. “Sempre que o indivíduo se manifesta a favor da doação os familiares autorizam”.  Segundo  a Associação, a principal dificuldade para o aumento do número de doadores é, exatamente, o baixo nível de informação sobre o assunto.
“Apostamos na adesão da sociedade, com apoio de profissionais de saúde e da mídia, para um dia tornar essa espera por um órgão menos longa e dolorosa”, afirma Medina.
Em 2012 o São Rafael, um dos  hospitais do estado  da rede privada   com estrutura para realizar tanto o transplante de fígado, quanto o de rim e o de córnea realizou  84 transplantes no estado.
No entanto, para o  nefrologista e coordenador do núcleo de transplantes do HSR, Jorge Bastos, o número poderia ser ainda maior se as pessoas tivessem mais conhecimento sobre o que é a morte cerebral, momento em que os órgãos podem ser retirados para doação.

“O paciente que tem morte encefálica sobrevive por até quatro dias. É nesse período que pode ocorrer a doação, porque o cérebro para, mas outros órgãos continuam em funcionamento por um tempo”, destacou Bastos. 
Para lançar a Semana Nacional de Doação de Órgãos, os organizadores prepararam  uma ação de grande impacto com o Conde Chiquinho Scarpa. Ele comunicou em sua página no Facebook que iria enterrar o seu maior bem: um Bentley no valor de 1,5 milhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário