segunda-feira, 16 de setembro de 2013

APLICATIVOS PARA CELULAR PODEM AJUDAR A EMAGRECER QUASE 4 KG A MAIS...

FONTE: Mariana Bueno  (www.bolsademulher.com).

Pesquisa mostra que tecnologia ajudou obesos a terem melhores resultados.

      

A tecnologia pode ser uma grande aliada do emagrecimento, especialmente os aplicativos móveis, que vêm ajudando a população a perder peso de forma saudável e mais rápida. De acordo com uma pesquisa americana feita pela Universidade NorthShore, os obesos que utilizaram aplicativos conseguem chegar a 3,9 kg a menos em comparação com as pessoas que fazem as dietas tradicionais.
Isso acontece porque com os aplicativos é possível estabelecer metas e a ferramenta vai direcionando o usuário e mostrando os resultados já alcançados, o que faz com que as pessoas não deixem a dieta de lado. “Os aplicativos sobre emagrecimento traduzem a evolução do acesso à informação sobre saúde, ajudando os usuários a chegarem ao peso adequado. Eles estão presente no cotidiano das pessoas no momento de fazer uma escolha alimentar, no restaurante, no supermercado na hora da compra ou no escritório. Tendo mais acesso às informações e às ferramentas que auxiliam na eliminação de peso, os usuários ficam mais engajados e cientes de como emagrecer adequadamente”, afirma a nutricionista Roberta Stella,  do portal Dieta e Saúde, que desenvolve aplicativos com essa finalidade.
Todos os aplicativos do Dieta e Saúde disponibilizam a consulta a mais de 15.000 alimentos. Alguns possuem funcionalidades que outros não têm. Há aplicativos voltados para avaliação de peso, consulta de pontos dos alimentos, evolução de peso (atualização de peso semanal e histórico de pesagem), diário alimentar para controlar a quantidade de alimentos consumidos. Eles podem estar disponíveis para iPhone, iPod, Android e Windows Phone. Para ter sucesso no emagrecimento é necessário ter disciplina já que o usuário é responsável por utilizar adequadamente as ferramentas que o aplicativo fornece. “O que é interessante é que há pessoas que se identificam com o aplicativo e que se engajam mais com eles. É essa identificação que trará disciplina”, diz.
A nutricionista explica que o foco do trabalho é a reeducação alimentar. Por isso a dieta não deve ser feita somente durante o período de emagrecimento. “Os aplicativos visam atingir pessoas que desejam emagrecer, mas após atingir o peso ideal podem ser utilizados para manutenção e orientação das melhores escolhas”. E explica também que eles ainda não contemplam a parte de atividade física, mas estão programados novos upgrades considerando esse fator e, assim, adicionando mais um ponto importante no processo de emagrecimento, estimulando a prática de exercícios e reduzindo o sedentarismo.
Ela diz que, apesar de existirem vários aplicativos disponíveis para controle da alimentação, o usuário deve ficar atento e verificar se eles apresentam uma equipe de especialistas responsáveis pelo desenvolvimento das avaliações nutricionais. E alerta: “O aplicativo é uma ferramenta de acompanhamento. Ele não substitui uma consulta presencial. Dessa maneira, a orientação é que, sempre que possível, seja feita uma consulta com um especialista para ter recomendações considerando características pessoais de cada um”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário