terça-feira, 17 de setembro de 2013

AMERICANA VENCE BATALHA LEGAL POR SOBRENOME DE 36 LETRAS EM DOCUMENTO...

FONTE: , (noticias.uol.com.br).

                                  
Uma americana do Estado do Havaí, cujo sobrenome tem 36 letras e 19 sílabas, ganhou uma batalha jurídica para ter o nome completo impresso em seus documentos.

O nome completo da mulher, Janice Keihanaikukauakahihuliheekahaunaele,
é tão longo que não cabia em suas carteiras de motorista e de identidade. Isso teria forçado os órgãos de expedição a imprimirem apenas o sobrenome, excluindo seu primeiro nome.

Ela conta que começou a campanha para que seu nome completo fosse impresso nos documentos depois de ser parada em uma blitz.

"O policial olhou para a minha carteira e viu que meu primeiro nome não aparecia", relembra. "Eu expliquei que não era culpa minha se o documento não estava correto e disse que estava tentando incluir meu nome".

"Ele então me disse: 'Bem, você pode trocar o nome de casada pelo de solteira' e isso me magoou muito", disse Janice, que antes de se casar assinava o curto sobrenome "Worth".

Mudança na lei.


O sobrenome adquirido por Janice quando se casou, em 1992, é tradicional do Havaí e tem origem polinésia.

"Nos últimos 22 anos eu vi a cultura havaiana ser esmagada e esse policial tratou meu nome com deboche, como se não valesse nada".

Depois de comunicar o incidente ao governo estadual, as autoridades anunciaram na última semana que Janice terá novas carteiras de motorista e identidade emitidas até o final deste ano.

A porta-voz do Departamento de Transportes do Havaí, Caroline Sluyter disse que os sistemas de computadores de todo o Estado serão modificados para acomodar nomes mais longos.

"Estamos trabalhando para que o limite de caracteres seja estendido, acredito que para 40, para que o problema seja resolvido", disse Sluyter.

Janice Keihanaikukauakahihuliheekahaunaele disse que seu sobrenome tem vários significados, entre os quais "aquele que ajuda as pessoas a se focar em uma direção quando há caos e confusão e os auxilia a emergir da desordem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário