sexta-feira, 6 de setembro de 2013

BENEFÍCIOS DA CAMINHADA...

FONTE: Lais Martins (www.outramedicina.com).


A caminhada é um exercício muito democrático, que traz diversos benefícios à saúde. Para praticá-la, não é necessário estar matriculado em uma academia. A pessoa pode se exercitar em casa, se tiver uma esteira, ou caminhar pelas ruas do bairro. No entanto, é preciso consultar um médico, ou educador físico, antes de começar a se movimentar. Assim, você aprende a praticar a caminhada da maneira correta, respeitando os limites do seu organismo.

Começando a caminhar.
É preciso tomar alguns cuidados antes e depois de se exercitar. Procure caminhar pela manhã, ou no final da tarde, pois a incidência de raios solares prejudiciais à saúde da pele é menor nesses dois períodos do dia. Não pratique exercício ao ar livre, em regiões com alto índice de poluição, ou em períodos de baixa umidade do ar. Isso pode oferecer riscos ao sistema respiratório e fazer com que o cansaço físico apareça com maior rapidez.

Alimentar-se corretamente também é importante para melhorar o rendimento do corpo durante a prática da caminhada. Jamais faça jejum antes de se exercitar e dê preferência a alimentos leves e saudáveis. Hidratar-se antes, durante e após a malhação também é de extrema importância. 
Alongar os músculos, antes e depois de praticar o exercício, ajuda a evitar lesões, câimbras e dores musculares no dia seguinte. Além disso, o alongamento aquece o corpo, deixando-o pronto para entrar em ação. Foque nos músculos das pernas, pés, braços e tronco.

Os benefícios.

Caminhar regularmente oferece a garantia de um corpo bonito e saudável. Além de manter o peso equilibrado, a caminhada tem o poder de prevenir e combater doenças cardiovasculares, pois controla a pressão cardíaca e aumenta a elasticidade de veias e artérias. 

Ela também melhora a capacidade pulmonar e estimula a liberação da endorfina, hormônio produzido na glândula hipófise, que dá a sensação de alegria e bem estar. Por isso, caminhar pelo menos 30 minutos por dia pode ser um remédio poderoso contra a depressão e o desânimo.

 Para quem sofre de osteoporose, a caminhada é uma maneira de fortalecer os ossos e aumentar a absorção de cálcio pelo organismo. Quem caminha diariamente, também se sente mais disposto para realizar as tarefas do dia a dia, e consegue dormir melhor durante a noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário