quarta-feira, 11 de setembro de 2013

GINECOLOGISTA RESPONDE AS DÚVIDAS MAIS COMUNS DOS CONSULTÓRIOS...

FONTE: www.bolsademulher.com

Perguntamos o que as mulheres têm mais dúvida quando conversam com seus médicos. Veja o resultado!

        

Ir ao consultório de ginecologia desperta várias dúvidas para as mulheres. E foi pensando nisso que pedimos para a ginecologista Dra. Maria Luiza Campos listar as dez dúvidas mais frequentes que aparecem em suas consultas.
Quando costuma acontecer a primeira menstruação?
Normalmente ocorre por volta dos 11 anos, mas esperamos que possa ocorrer dos 10 aos 16, em média. Fora deste período, as alterações devem ser pesquisadas.
Como funciona o ciclo menstrual? Quanto tempo ele dura e quais são suas consequências ao bem-estar físico da mulher?
É considerado como ciclo o número de dias que vai de uma menstruação a outra. A média é 28 dias, mas é normal de 21 a 35 dias. O ciclo menstrual tem basicamente duas funções: uma é formar o óvulo preparando a mulher para gravidez, e a outra é produzir mensalmente os hormônios femininos. Então, se há alterações nele, a mulher poderá ter de transtornos de humor até mesmo a irregularidade menstrual, além de outras alterações.
Quais são os prós e contras da mãe acompanhar a filha numa consulta ginecológica?
A mãe que tem um canal aberto de comunicação com a sua filha deverá está presente na consulta para compartilhar dúvidas e experiências. Já a mãe que prefere que apenas o profissional a oriente, se manterá mais afastada neste momento.
Qual é o risco de usar a tabelinha para planejamento da gravidez?
Como o ciclo pode variar entre 21 a 35 dias, não é seguro se basear na matemática para a prevenção da gravidez. É mais fácil usar a tabelinha para se preparar para engravidar.
Com que regularidade se deve visitar o ginecologista? Há sinais de alerta específicos?
Normalmente uma vez ao ano ou sempre que surgirem dores pélvicas, secreções vaginais ou qualquer dúvida.
Qual é a importância do toque vaginal?
Investiga dores nos órgãos, mobilidade e aderências.
O que é Papanicolau e o que os médicos buscam com os resultados obtidos?
É o exame de prevenção contra o câncer de colo uterino. Busca investigar alterações celulares que uma contaminação que o HPV possa promover, o que pode ocasionar uma predisposição ao câncer.
Por que chegamos a menopausa?
A menopausa surge pela falência ovariana em produzir óvulos e hormônios femininos.
Como as doenças autoimunes (lúpus) e metabólicas (diabetes) podem interferir no organismo feminino e fazer com que a ovulação e a menstruação terminem mais cedo?
Elas podem interferir na cadeia hormonal interferindo no ciclo menstrual, através de distúrbios metabólicos e de auto anticorpos.
Quais são os principais cuidados com a higiene que a mulher deve ter nas partes íntimas, principalmente no verão (praia, cloro, por exemplo)?
Evitar ficar com roupas úmidas e com roupas muito justas ou de tecidos sintéticos por período prolongado. Lavar as partes íntimas com sabonete apropriado. Não depilar totalmente a área perineal perto do introito vaginal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário