FONTE: CORREIO DA BAHIA.
A prova é aplicada a cada três anos para alunos dos 34
países considerados de primeiro mundo, e outros países convidados, como o Brasil.
Os resultados
do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês) apontam
que, embora o Brasil tenha melhorado suas notas, seu desempenho ficou abaixo do
esperado. As notas mostram que a média do país subiu 33,7 pontos de 2000 a
2012.
No entanto, do
exame anterior - realizado em 2009 - para o ano passado, a diferença
na média geral foi de apenas 1 ponto. A prova é aplicada a cada três anos para
alunos de 15 anos dos 34
países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE),
considerados de primeiro mundo, e outros países convidados, como o Brasil, que
participa desde 2000.
As áreas do
conhecimento avaliadas são Matemática, Ciências e Leitura. A cada edição
do exame, uma área é enfatizada - nesse último, Matemática foi o foco. No país,
em 2012, quase 20 mil alunos fizeram a prova. Por causa do desempenho abaixo do
ideal, o país continua ocupando um dos últimos lugares na lista de países: entre
os 65 avaliados, o Brasil ocupa a 58ª posição.
Junto com
Turquia, México, Chile, Portugal, Hungria, Eslováquia, Polônia e Cazaquistão, o
país aparece no relatório como um dos
países com contextos socioeconômicos mais desafiadores. Entre todos esses
países listados, contudo, é o que está em último lugar. Segundo os dados
divulgados, a performance do Brasil em
Matemática, Leitura e Ciências melhorou desde 2003 - de 356 pontos em 2003 para
391 pontos em 2012.
Desde 2000, os
pontos de Leitura melhoraram 1,2 ponto por ano e, desde 2006, os pontos de
Ciências aumentaram em média 2,3 pontos por ano. Os alunos que possuem as
piores médias melhoraram a sua
performance em cerca de 65 pontos - o equivalente, segundo a OCDE, a
mais de um ano e meio de aprendizado.
No entanto, o maior problema
do país na prova é o baixo nível de
proficiência dos alunos nas três áreas do conhecimento avaliadas: 0% dos alunos
atingiram o nível 6, o mais avançado do aprendizado. Já a maioria ficou entre
os piores níveis.
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