segunda-feira, 31 de março de 2014

MÃE PERDOA-ME...

                        

Mãe, perdoa-me dos momentos...

Que para você foram tormentos...

E até choravas por mim...!!!

Mãe, perdoa-me meu crescimento...

Sem muito amadurecimento...

Quando não querias te ouvir!!!

Mãe, perdoa-me das vezes...

Que recusei seus conselhos...

E que pensavas que não mais precisava de ti!!!

Mãe, perdoa-me pelas más palavras...
que brotavam feito lavras...

Na minha adolescência para ti!!!

Mãe, perdoa-me o mal jeito...

Quando conheci aquele sujeito

E do seu ninho eu saí!!!

Embora tenha-me casado...

No fundo fui traída e rejeitada...

Sem você perto de mim!!!

Mãe, perdoa-me a desconsideração...
das tuas palavras de experiência...

Que mostravas com toda ciência...

O quanto no casamento seria infeliz!!!

Mãe, perdoa-me as reclamações..

Depois de não te ouvir...

Sentia que ainda assim tocava teu coração!!!

Mãe, perdoa-me pela labuta...

Quando fez tua a minha luta...

De olhar os filhos meus!!!

Mãe, perdoa-me pela ausência...

Quando eu queria mais vivência...

Esquecendo que eu era imprescindível a ti!!!

Mãe, hoje também me tornei mãe...

E com os olhos rasos d'água...

Olho e vejo o nosso passado...

E relembro o quanto comigo sofreu!!!

Mãe, meu pedido de perdão é sincero...

È tudo que mais quero...

Por um dia...Inconsciente não acreditar em ti!!!

Hoje louvo até o seu nome...

Ainda levo teu sobrenome...

E quero te ver a todo instante, Sorrir!!!

Eu venho neste dia mais lindo...

Falar do grande amor que tenho por ti!!!

Ès minha mãe amada...

Amiga inimitada...

Meu Anjo idolatrado...

Até o fim dos dias meus!!!
                                                     Irene Chagas

"A maior caridade que podemos fazer pela Doutrina Espírita é a sua divulgação." Chico Xavier – Emmanuel.

EXISTÊNCIA DA ALMA...

                    

“O meu reino não deste mundo” – Jesus

A alma é um espírito encarnado, antes de se unir ao corpo a alma esta na condição de espírito, alma e espírito, portanto, são a mesma coisa, os espíritos são as almas dos homens e não seres criados a parte, o homem é um espírito encarnando, portanto a alma ou espírito preexistem em relação ao corpo e sobrevive a ele com o advento do fenômeno biológico denominado morte, sendo a alma imortal devemos então admitir que nos encontramos todos mergulhados na eternidade da vida imperecível, não morreremos, a crença na imortalidade da alma é das mais antigas da humanidade e encontrasse por assim dizer no inconsciente coletivo, todos trazemos uma secreta intuição de que sobreviveremos ao tumulo, Jesus reaparecendo aos discípulos demonstrou de maneira cabal a indestrutibilidade do espírito que permanece dentro da vida, a doutrina Espírita trazendo Jesus de volta igualmente demostra o triunfo da vida como se pode verificar nas tantas comunicações dos espíritos que retratam a existência do além tumulo.

"A maior caridade que podemos fazer pela Doutrina Espírita é a sua divulgação." Chico Xavier – Emmanuel.

SE DIAGNOSTICADO PRECOCEMENTE, CÂNCER COLORRETAL PODE SER CURÁVEL...

FONTE: Agência Brasil, CORREIO DA BAHIA.
Este tipo de câncer está entre os quatro com maior incidência no Brasil.
Pouco divulgado, o câncer colorretal ou do intestino grosso é uma doença facilmente curável quando descoberta no início. No fim do Mês de Prevenção contra a doença, o Instituto Oncoguia lembra que com exames a cada dez anos é possível prevenir 40% das mortes pela doença.
Este tipo de câncer está entre os quatro com maior incidência no Brasil. A previsão é que em 2014 surjam 32,6 mil casos da doença, que é mais comum em pessoas com mais de 50 anos. Segundo Rafael Kaliks, diretor científico do Instituto Oncoguia, o câncer colorretal costuma surgir a partir de pólipos, que se descobertos e tratados cedo, não viram câncer. Na avaliação do especialista, é necessário que o governo invista em campanhas de prevenção, assim como faz com câncer de mama e de próstata. "É um câncer do qual se fala muito pouco", disse. 
Em 2011, mais de 14 mil pessoas morreram em decorrência da doença. De acordo com o Kaliks, em geral a prevenção do câncer colorretal pode ser feita por meio  da pesquisa de sangue oculto nas fezes, que a partir dos 50 anos de idade deve ser feita a cada um ou dois anos e que é oferecida pela rede pública de saúde.
Para quem tem histórico de pessoas com esse tipo de câncer na família é importante que seja feita a colonoscopia - exame através do qual é colocada uma câmera numa espécie de cano articulado e que é introduzido através do ânus no intestino e que possibilita a retirada de pólipos. 
“O ideal é que essas pessoas, descendentes diretos de pessoas que tiveram câncer de intestino o ideal é que comecem a fazer a colonoscopia 10 anos mais jovem do que a idade que o parente teve o diagnóstico. Dependendo do caso, esses pacientes devem repetir a colonoscopia a cada um ou dois anos”, explicou Kaliks.
“O ideal seria que todos fizessem a colonoscopia, que é um exame mais completo, que pode rastrear o pólipo antes da evolução para o câncer, mas na ausência deste exame, a pesquisa de sangue oculto nas fezes já tem um papel importante de reduzir a mortalidade por esse tipo de câncer”, explicou Kalik. Geralmente, a rede pública só oferece esse exame para quem já tem sintomas, e portanto, já está praticamente diagnosticado.
O Ministério da Saúde alerta que desconforto abdominal com gases ou cólicas, sangramento nas fezes, sangramento anal e sensação de que o intestino não se esvaziou após a evacuação são sinais de alerta para esse tipo de câncer. Também pode ocorrer perda de peso sem razão aparente, cansaço, fezes pastosas de cor escura, náuseas, vômitos e sensação dolorida na região anal, com esforço ineficaz para evacuar. Porém, de acordo com Kaliks, quando estes sinais aparecem a doença costuma estar em estágio avançado.

Uma dieta rica de vegetais e laticínios e pobre em gordura, além de atividade física regular previnem o câncer colorretal. Fatores como idade acima de 50 anos, história familiar de câncer colorretal, história pessoal de câncer de ovário, útero ou mama, baixo consumo de cálcio, além de obesidade e sedentarismo, contribuem para aumentar o risco de desenvolvimento da doença.

REPOSIÇÃO HORMONAL ADEQUADA NÃO PROVOCA CÂNCER, ALERTA ESPECIALISTA...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
A chegada da menopausa, período em a mulher passa por importante transformação, ainda gera temor nessa população devido aos mitos que a cercam. Especialistas garantem que o melhor a fazer para combater o desconforto é a reposição hormonal com estrógeno.
Sobre o risco de contrair câncer com este tratamento, como alguns acreditam, o cientista baiano Elsimar Coutinho, esclarece que o sucesso da terapêutica depende da dosagem administrada pelo médico. 
Estudos comprovam que a reposição hormonal na mulher, quando feita de forma correta minimiza os riscos de doenças cardiovasculares, de câncer de intestino e de câncer de mama.
A importância do tratamento e a desmistificação de alguns aspectos será um dos assuntos a serem discutidos no IV Congresso Norte-Nordeste de Ginecologia Endócrina, nos dias 4 e 5 de abril, em Salvador.
O evento, que será realizado no Fiesta Convention Center, contará com a presença de especialistas e pesquisadores da área, dentre eles, o Professor Emérito de Ginecologia e Obstetrícia e de Psiquiatria da Universidade de Yale, Philip Sarrel, que fará uma conferência sobre como evitar a mortalidade de mulheres na menopausa.
“Em doses elevadas, o uso de hormônios pode estimular um pré-câncer que esteja dormente”, alerta Elsimar Coutinho.
Para evitar a dosagem inadequada seja pela quantidade de hormônio, seja pela duração do tratamento, o ginecologista recomenda um diagnóstico precoce da doença, e reforça que não há estudos que comprovem a relação definitiva da terapêutica com o câncer.
O receio não fundamentado de ganhar peso, desenvolver um câncer ou mesmo de elevar a quantidade de pelos no corpo, frequentemente provoca rejeição à terapêutica, requerendo um diálogo educacional que tranquilize e encoraje as mulheres a adotar o tratamento.
Para o cientista, o tratamento ajuda a preservar a saúde física e mental, sem precisar recorrer a antidepressivos. Elsimar Coutinho será o presidente de honra do Congresso, que tratará também temas como Sexualidade, Reposição Hormonal e Câncer, Contracepção na Mulher Diabética e na Obesa, Distúrbios do Sono, entre outros.
O evento será realizado no Fiesta Bahia Hotel. As inscrições podem ser feitas no site www.sobrage.org.br. Para mais informações: (71) 2106-1039 / 3247-8216. 


IV Congresso Norte - Nordeste de Ginecologia Endócrina;
Data e horário:
 4 e 5 de Abril, das 8:30h às 18h;
Local: Fiesta Convention Center – Av. Antônio Carlos Magalhães, 741, Itaigara;
Informações ao público: 71| 2106-1039 / 3247-8216 / 
www.sobrage.org.br

USADOS PARA QUEIMAR GORDURA, TERMOGÊNICOS PODEM AFETAR A VISÃO...

FONTE: Thamires Andrade, do UOL, em São Paulo (boaforma.uol.com.br).

Muito utilizado por quem quer emagrecer e pelos praticantes de atividades físicas, os termogênicos são substâncias que impedem a formação de energia proveniente dos alimentos, o que faz com que a temperatura do corpo aumente, os batimentos cardíacos fiquem mais elevados e a pessoa se sinta mais disposta para malhar. No Brasil, a maioria desses suplementos tem cafeína em sua composição, no entanto, ainda é possível encontrar produtos com efedrina e dinitrofenol (DNP), que podem causar problemas sérios nos olhos, como catarata e glaucoma.

Segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier Leôncio Queiroz Neto, essas duas substâncias são proibidas no Brasil e nos Estados Unidos, mas pela internet e em algumas lojas de suplementos ainda é possível comprar suplementos com esses componentes.

"Na frente da loja ficam os produtos liberados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e no fundo são vendidos os que não são permitidos. A proibição não está sendo suficiente e o problema é que as pessoas não encaram esses produtos como remédios, mas como suplementos dietéticos", analisa Neto.

Essas duas substâncias seriam mais procuradas por serem mais eficientes para quem quer emagrecer. Neto cita um estudo realizado na Universidade de Stanford que aponta que o dinitrofenol deixa o metabolismo 50% mais rápido, o que faz com que a pessoa consiga emagrecer de 1,5 a 2 quilos por semana. Mas essa mesma pesquisa também mostrou os efeitos colaterais dessa substância já que sete mulheres de 45 a 55 anos desenvolveram catarata bilateral depois de tomar suplemento com esse componente num período de seis a oito meses.

Segundo Amaryllis Avakian, oftalmologista da Clínica AACO, o DNP é um queimador de gordura muito eficiente, pois atua diretamente no metabolismo do ATP (molécula que serve para armazenar e utilizar energia), evitando sua formação. "Pouca produção de ATP faz com que o organismo tenha que metabolizar mais açúcar para queimar energia. Sendo assim, como todo o alimento que ingerimos não é usado para formação de ATP, o organismo tem que tirar dos seus estoques de gordura a energia necessária para sobrevivência", explica.

A médica conta que os sintomas observados com o uso dessa substância são transpiração excessiva, desidratação, respiração ofegante, taquicardia, aumento da pressão arterial, elevação das taxas metabólicas, insônia e náuseas.

Avakian afirma ainda que o problema dessa substância é a dosagem ingerida, pois quando consumida em excesso pode levar à morte. "Outros efeitos colaterais são dermatites, alterações no sistema nervoso periférico e problemas visuais, dentre eles, a formação de catarata, principalmente em mulheres", aponta.

Neto explica que essa sequela visual pode ocorrer com o uso do DNP, pois o termogênico gera calor e acelera a morte das células. "A catarata surge porque o cristalino do olho se torna opaco, o que reduz a qualidade da visão. Não existem medicamentos capazes de recuperar essas células e o único tratamento disponível é a cirurgia em que o cristalino opaco é retirado e substituído por uma lente intraocular", explica.

A efedrina, por sua vez, já foi uma droga muito eficiente no tratamento da obesidade, pois é uma substância parecida com as anfetaminas. "Ela possui uma grande ação termogênica e proporciona grande queima de gordura, no entanto, ela causa dependência e uma série de efeitos colaterais como problemas cardíacos, alterações renais e endócrinas e aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca", aponta Avakian.

De acordo com a oftalmologista da Clínica AACO, o uso dessa substância também pode trazer outros malefícios como lesões na pele, comprometimento do fígado, queda da imunidade e risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Queiroz Neto conta que um paciente, depois de tomar esse suplemento, chegou ao consultório com a visão embaçada e o exame mostrou que, independente da quantidade de luz, sua pupila se mantinha dilatada. O oftalmologista afirma que esta condição diminui o ângulo entre a íris (parte colorida do olho) e a córnea, o que predispõe ao aumento da pressão intraocular, característica do glaucoma de ângulo fechado. 

"Essa doença é a maior causa de perda irreversível da visão e não apresenta sintomas. Quem tem glaucoma de ângulo fechado geralmente só percebe a doença durante uma crise aguda, que é caracterizada por dor intensa nos olhos, queda visual, enxergar halos ao redor da luz, náusea e vômito", explica Queiroz Neto. Segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, para prevenir a evolução do glaucoma o paciente precisou interromper o uso do termogênico, só que ainda assim ficou com sequela visual.


Para evitar esses problemas, Queiroz Neto acredita que as pessoas precisam se conscientizar de que essas substâncias são como remédios e podem ter efeitos colaterais. "Normalmente, a pessoa não busca pela efedrina, mas sim pelo termogênico que vai ajudar a emagrecer, portanto o ideal é sempre olhar a embalagem antes do uso e só tomar qualquer suplemento com supervisão médica", finaliza.

DORMIR POUCO PREJUDICA A SAÚDE E ATÉ O RACIOCÍNIO...

FONTE: iG - Universo Jatobá, TRIBUNA DA BAHIA.
Você é do tipo que vive a mil por hora e dorme cada vez menos? Se sim, pare 5 minutos e leia este texto. O excesso de atividades é realidade no mundo moderno, mas a sua saúde pede uma leve pisada no freio. Se não, ninguém aguenta. Dormir pouco afeta o equilíbrio emocional, a capacidade de raciocínio e pode trazer sérios danos à saúde do coração.
“Para que uma pessoa viva de maneira saudável é preciso que ela tenha, no mínimo, de seis a oito horas de sono por dia. Dormir menos que isso pode ocasionar prejuízo cardiovascular com o passar do tempo. Isso favorece o surgimento de doenças, como a hipertensão, diabetes e obesidade e aumenta o risco de infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs)”, afirma Thaís Bittencourt, pneumologista do Serviço de Medicina do Sono do Hospital do Coração.
O sono é importante para o reestabelecimento do organismo. Dormir bem ajuda, por exemplo, a fortalecer o sistema imunológico. Reduzir o tempo de sono afeta significativamente os processos fisiológicos que ocorrem durante o sono. “Quando dormimos há um momento de repouso do nosso sistema cardiovascular, no qual tanto a frequência cardíaca, quanto a pressão arterial são reduzidas. Esse processo é muito importante para a saúde do coração”, explica.
E se você engordou depois de diminuir o tempo de sono, não é à toa, não. “A redução no tempo de sono, devido a fatores hormonais e gasto energético menor, também favorece o ganho de peso”, acrescenta.
Em alguns casos, dormir o tempo recomendado pode não ser suficiente para começar o dia alerta e descansado. A apneia obstrutiva do sono é um distúrbio comum e fortemente associado ao ronco. A associação entre apneia do sono e privação do sono é frequente e perigosa, uma vez que ambas podem elevar os riscos das doenças cardiovasculares. “Pessoas que têm ou já tiveram algum tipo de distúrbio cardiovascular como hipertensão, infarto ou AVC, precisam redobrar a atenção com doenças relacionadas ao sono e procurar tratamento o quanto antes”, alerta.
De acordo com ela, o sono em quantidade suficiente e de boa qualidade é imprescindível para que todos tenham um dia repleto de saúde, maior capacidade de concentração e, inclusive, menor risco de acidentes no trânsito.
O que fazer com o sono atrasado?
Uma boa dica é estabelecer uma meta, procurando aumentar gradualmente o tempo de sono de 15 a 30 minutos por noite, a cada semana, por exemplo. Assim, é possível, aos poucos, recuperar a saúde e a disposição. “Recuperar o tempo de sono perdido é fundamental. Se perdermos apenas duas horas de sono por dia, durante um período prolongado de tempo, podemos desenvolver problemas crônicos de saúde e, dependendo do caso, por em risco o coração”, reforça.

Passar muito tempo no computador, no tablete ou vendo TV também é prejudicial ao sono.

ANVISA DEFINE PADRÕES PARA SERVIÇOS DE SAÚDE EM GRANDES EVENTOS...

FONTE: Paula Laboissière, da Agência Brasil (noticias.uol.com.br).


Resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicada nesta segunda-feira (31) no Diário Oficial da União regulamenta a prestação de serviço de saúde em eventos de massa de interesse nacional, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.

O texto define parâmetros para que a própria Anvisa possa atuar de forma preventiva, antes do início dos eventos, avaliando se a estrutura de atendimento oferecida é compatível com as características e quantitativos de público.

Entre as medidas está a previsão de que os organizadores garantam a remoção do paciente atendido no local do evento para um serviço de saúde de maior complexidade, quando necessário.

A norma também prevê uma lista de documentos que deverão ser apresentados à Anvisa e incluem estimativas de público, previsão de procedimentos executados nos postos de atendimento e mapa do local do evento com identificação dos postos de atendimento.

As informações deverão ser enviadas com até 120 dias de antecedência do evento. No caso da Copa do Mundo, o prazo previsto será 45 dias.

DEPUTADOS BAIANOS CASSADOS PELA DITADURA TÊM MANDATOS DEVOLVIDOS...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
                               

Na data que marca os 50 anos do golpe militar de 1964, uma sessão especial na manhã desta segunda-feira (31) no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no Centro Administrativo da Bahia, (CAB) devolveu simbolicamente os mandatos dos 13 deputados estaduais baianos cassados pela Ditadura Militar. 

Participaram da solenidade o governador Jaques Wagner, deputados estaduais, além dos parlamentares cujos mandatos foram devolvidos simbolicamente, acompanhados de amigos e familiares.

"Estamos escrevendo mais uma página da história, que é importante na medida que a perda desses mandatos não foi legítima e agora que podemos ter esse olhar 50 anos depois, acho importante o gesto da assembleia para que fique registrado para essas pessoas, perante a população que as elegeu, que elas deveriam ter concluído seus mandatos", afirmou Wagner.

Na solenidade são devolvidos simbolicamente os mandatos dos deputados estaduais Diógenes Alves, cassado em 28/04/1964; Ênio Mendes de Carvalho, cassado em 28/04/1964; Sebastião Augusto de Souza Nery, cassado em 28/04/1964; Wilton Valença da Silva, cassado em 19/10/1966; Hamilton Saback Cohim, Arena, cassado em 13/03/1969; Luiz da Silva Sampaio, cassado em 01/07/1969; Marcelo Ferreira Duarte Guimarães, cassado em 13/03/1969; Osório Cardoso Villas Boas, cassado em 01/07/1969; Aristeu Nogueira, cassado em 19/10/1964; Luiz Leal, cassado em 01/07/1969; Octávio Rolim, cassado em 1964; Oldack Neves, cassado em março de 1969 e Padre Palmeira, cassado em 1964.

A restituição é resultado do projeto de resolução nº 2.210/2013, que restaura os mandatos dos deputados estaduais cassados entre 1964 e 1969. Também na Alba, a Comissão Especial da Verdade investiga as violações cometidas por agentes da ditadura militar sobre o parlamento baiano.

MENINO DE 9 ANOS E QUASE 130 QUILOS É ENCAMINHADO PARA ABRIGO EM GOIÁS...

FONTE: CORREIO DA BAHIA (redacao@correio24horas.com.br).
Seus pais indicam que ele começou a ganhar peso rapidamente há cerca de cinco anos.
Um garoto de 9 anos de idade precisou ser encaminhado para um abrigo na cidade de Itumbiara, em Goiás, após pesar quase 130 quilos. De acordo com o G1 Goiás, o menino sofre de obesidade mórbida e precisa tomar remédios para perder o peso.

A decisão de levar o menino para o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) foi tomada em consenso entre os pais do garoto e o conselho tutelar. A mãe e o menino moram juntos no local.
                             

Seus pais indicam que ele começou a ganhar peso rapidamente há cerca de cinco anos. O menino então foi levado para um médico, que o diagnosticou com hipotireoidismo, doença que interfere nos hormônios. Ainda segundo o G1 Goiás, ele tem alimentação controlada no Cras e come apenas salada.

Além dos remédios para perda de peso e da alimentação controlada, os pais do menino agora buscam um spa para levar o filho: "Tem que ter uma atividade para emagrecer mais rápido, interagir, queimar mais caloria”, disse o pai do garoto ao G1 Goiás.

SUS JÁ VACINOU MAIS DE 50% DE MENINAS CONTRA HPV NO PAÍS...

FONTE: Do UOL, em São Paulo (noticias.uol.com.br).

Mais de 2,4 milhões de meninas já foram vacinadas contra HPV em todo o país nas três primeiras semanas da campanha, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (31) pelo Ministério da Saúde. O número representa 58% da meta do Ministério da Saúde, que é vacinar 80% do público-alvo, o equivalente a 4,1 milhões de meninas na faixa etária de 11 a 13 anos. A vacina utilizada no Brasil é segura e recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, considera positiva a cobertura vacinal nas primeiras semanas de implantação da vacina na rede pública. Para ele, isso prova que a população está consciente sobre a importância desta vacina na proteção contra o câncer do colo do útero.
Os Estados com maior adesão à vacina, até o momento, são: Santa Catarina com 85% (106 mil meninas vacinadas), São Paulo 80% (643 mil), Rio Grande do Sul 73% (151 mil), Espírito Santo 73% (53 mil) e Tocantins 73% (25 mil).

O Ministério da Saúde recomenda que a primeira dose (de um total de três) seja aplicada nas escolas públicas e privadas que aderiram à estratégia iniciada no dia 10 de março. A vacina também está disponível nos 36 mil postos da rede pública de saúde durante todo o ano. A segunda dose será aplicada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose.

Segurança da vacina.
Usada como estratégia de saúde pública em 51 países, a vacina utilizada no Brasil é recomendada pela OMS e tem eficácia de 98% contra o vírus HPV. O Comitê Consultivo Mundial sobre Segurança das Vacinas, responsável por prestar assessoramento científico à OMS, atestou novamente a segurança da vacina contra o HPV, durante reunião realizada no dia 12 de março.

Desde o lançamento da vacina contra o HPV, em 2006, mais de 170 milhões de doses foram aplicadas no mundo.  Diversos estudos que monitoraram durante anos, milhares de pessoas vacinadas na Austrália, Europa e América do Norte, excluíram a ocorrência de eventos adversos graves ou permanentes.

Proteção.

Para o primeiro ano de vacinação, o Ministério da Saúde adquiriu 15 milhões de doses. A vacina utilizada é a quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18) do HPV, dos quais dois (subtipos 16 e 18) são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo.

A vacinação é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. Ela não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.

HOMEM ACUSADO DE ESTUPRAR MENINA DE 12 ANOS É PRESO EM ITAGIBÁ...

FONTE: CORREIO DA BAHIA (redacao@correio24horas.com.br).
Outro homem também foi preso no município suspeito de violentar uma menina da mesma idade.
Um homem foi preso na manhã desta segunda-feira (31) acusado de estuprar uma menina de 12 anos, na cidade de Itagibá, a 205 quilômetros de Salvador. De acordo com a Polícia Civil, o ajudante de pedreiro Jocenando Oliveira dos Santos, 31 anos, foi preso por policiais da Delegacia Territorial (DT) do município.
Jocenando estava no centro de Itagibá quando os PMs o prenderam.  Ele não reagiu aos policiais e seguiu para a delegacia. O ajudante de pedreiro está na carceragem da DT à disposição da Justiça. 
Na quinta-feira (27), outro homem também foi preso no município, suspeito de estuprar outra menina da mesma idade. O mecânico Abimael Vital de Souza Neto, 32, estava na  oficina onde trabalhava no momento da prisão. As duas prisões ocorreram durante a operação “Criança Não é Brinquedo”, realizada pela Polícia Civil. 
Tráfico.
Ainda em Itagibá, um homem também foi preso na manhã desta segunda. De acordo com a polícia,  Murilo dos Santos Filadélfio estava com um mandado de prisão preventiva em aberto por tráfico de drogas.

O traficante estava em sua residência quando foi surpreendido pelos policiais. Ele também foi conduzido para a delegacia de Itagibá. 

domingo, 30 de março de 2014

O DIREITOS DOS CONSUMIDORES DOS SERVIÇOS BANCÁRIOS (PARTE FINAL)...

Por Leonardo Cidreira de Farias ***

Primeiro, é obrigatório destacar que as tarifas bancárias são regulamentadas pelo Banco Central do Brasil, ou seja, uma instituição financeira não é livre para criar a tarifa que quiser.

São regras para aumento das tarifas, e a divulgação para as pessoas físicas deve ser feita no prazo mínimo de:

I – quarenta e cinco dias de antecedência à cobrança para os serviços relacionados a cartão de crédito; e

II - trinta dias de antecedência à cobrança, para os demais serviços, inclusive para os pacotes padronizados de serviços prioritários.

Os preços dos serviços prioritários relacionados a cartão de crédito somente podem ser aumentados passados 365 dias do último valor divulgado, e os demais serviços prioritários somente podem ser aumentados após 180 dias de sua última alteração, admitindo-se a redução de preços a qualquer tempo. Esse prazo aplica-se individualmente a cada tarifa.

A instituição financeira pode passar a cobrar tarifa anteriormente não cobrada, desde que a tarifa esteja prevista na regulamentação, exista previsão contratual ou autorização prévia do cliente e sejam obedecidas as regras da Resolução CMN 3.919, de 2010, inclusive as exigências descritas para aumento de tarifa.
Para cartões de crédito existe uma diferenciação:
a)      Para os contratos assinados a partir de 1º de junho de 2011, os bancos só podem cobrar cinco tarifas referentes à prestação de serviços de cartão de crédito: 1 – anuidade; 2 - emissão de segunda via do cartão; 3 - tarifa para uso na função saque; 4 -para uso do cartão no pagamento de contas; e, 5) no pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.

b)      Para os contratos assinados antes de 1º de junho de 2011, as regras vigentes passaram a vigorar a partir de 1º de junho de 2012. Para esses contratos, os serviços referentes a esses cartões eram considerados “serviços diferenciados” e podiam ser cobrados, de acordo com os termos do contrato, desde que devidamente explicitadas, ao cliente ou usuário, as condições de utilização e de pagamento.

Existe a obrigatoriedade de as instituições financeiras oferecerem pacotes padronizados, informados na Tabela II anexa à Resolução CMN 3.919, de 2010, e nas Tabelas I a III anexas à Resolução CMN 4.196, de 2013.

Sendo as tabelas abaixo:
Tabela com os serviços essenciais de conta corrente (Resolução 3.919 art. 2º inciso I)
Serviços
Serviços gratuitos por mês(*)
Confecção de cadastro para início de relacionamento
-
Fornecimento de cartão inicial com função débito
-
Saque
4
Fornecimento de extrato mensal
2
Consultas via internet
sem limite
Transferência entre contas na própria instituição
2


Tabela com os serviços essenciais de conta de poupança (Resolução 3.919 art. 2º inciso II)
Serviços
Serviços gratuitos por mês(*)
Fornecimento de cartão inicial com função movimentação
-
Saques
2
Transferência entre contas de depósito de mesma titularidade
2
Extratos com a movimentação dos últimos trinta dias
2
Consultas via internet
sem limite
Pacotes Padronizados de Serviços I (Tabela II anexa à Resolução nº 3.919, de 2010)
Conta de depósitos à vista - Movimentação com cartão (sem cheque)
Serviços
Quantidade mensal incluída no pacote
Serviços gratuitos por mês(*)
Quantidade total por mês
Confecção de cadastro para início de relacionamento
-
-
-
Saque
4
4
8
Fornecimento de extrato mensal
2
2
4
Fornecimento de extrato de um período
2
-
2
Transferência entre contas na própria instituição
2
2
4
Pacotes Padronizados de Serviços II (Tabela I anexa à Resolução nº 4.196, de 2013)
Conta de depósitos à vista - Movimentação com cheque e cartão
Serviços
Quantidade mensal incluída no pacote
Serviços gratuitos por mês(*)
Quantidade total por mês
Confecção de cadastro para início de relacionamento
-
-
-
Fornecimento de folhas de cheque
2
10
12
Saque
4
4
8
Fornecimento de extrato mensal
4
2
6
Fornecimento de extrato de um período
2
-
2
Transferência por meio de DOC
1
-
1
Transferência por meio de TED
Transferência entre contas na própria instituição
2
2
4

Pacotes Padronizados de Serviços III (Tabela II anexa à Resolução nº 4.196, de 2013)
Conta de depósitos à vista - Movimentação com cheque e cartão
Serviços
Quantidade mensal incluída no pacote
Serviços gratuitos por mês(*)
Quantidade total por mês
Confecção de cadastro para início de relacionamento
-
-
-
Fornecimento de folhas de cheque
5
10
15
Saque
6
4
10
Fornecimento de extrato mensal
6
2
8
Fornecimento de extrato de um período
4
-
4
Transferência por meio de DOC
2
-
2
Transferência por meio de TED
Transferência entre contas na própria instituição
4
2
6

Pacotes Padronizados de Serviços IV (Tabela III anexa à Resolução nº 4.196, de 2013)
Conta de depósitos à vista - Movimentação com cheque e cartão
Serviços
Quantidade mensal incluída no pacote
Serviços gratuitos por mês(*)
Quantidade total por mês
Confecção de cadastro para início de relacionamento
-
-
-
Fornecimento de folhas de cheque
10
10
20
Saque
8
4
12
Fornecimento de extrato mensal
6
2
8
Fornecimento de extrato de um período
4
-
4
Transferência por meio de DOC
3
-
3
Transferência por meio de TED
Transferência entre contas na própria instituição
6
2
8
*Tabelas retiradas do site do Banco Central.

Destacamos que se o cliente optar por um pacote de serviços, sua contratação deve ser feita por meio de um instrumento específico e seu cancelamento pode ocorrer a qualquer momento. Em tarifas bancárias não existe fidelização.

Também é obrigatório que as instituições financeiras mantenham cópia da tabela de preços de todas as tarifas bancárias cobradas pela instituição em local visível ao público em cada uma de suas agências.

Clique aqui e faça o download de um modelo de comunicação extrajudicial de cobrança de tarifa bancária indevida.

Obrigado por sua atenção, uma semana de muita paz e até a próxima semana!

*** Leonardo Cidreira de Farias é Advogado (OAB/BA 30.452) atua na área de Direito do consumidor, Direito do trabalho e Direito do profissional de saúde.

Lembre-se, teve um problema jurídico? Consulte um Advogado de sua confiança.Clique aqui e acesse o catálogo de Advogados da OAB-BA.

Código de defesa do consumidor para quem não é Advogado, E-book de autoria de Leonardo Cidreira de Farias.