quarta-feira, 20 de maio de 2015

USO DE MACONHA NA PUBERDADE PODE INTERFERIR NA ALTURA DOS JOVENS...

FONTE: *** Jairo Bouer (doutorjairo.blogosfera.uol.com.br).

Uma das primeiras pesquisas sobre o impacto do uso frequente de maconha na puberdade mostra que a droga pode afetar bastante o desenvolvimento dos jovens nessa fase da vida. E pode deixá-los cerca de dez centímetros mais baixos em relação a não usuários.

Uma equipe da Universidade Rawalpindi, no Paquistão, avaliou os níveis de hormônios em amostras de sangue e de saliva de 217 meninos dependentes de maconha no país, e comparou os dados com os de outros 220 que não usavam a droga.

Os meninos que consumiam maconha assiduamente apresentavam níveis mais altos de hormônios relacionados à puberdade, como a testosterona, e também de cortisol, conhecido como hormônio do estresse. Eles também tinham níveis mais baixos de hormônio do crescimento em relação a não usuários.

Quando chegaram aos 20 anos, os usuários de maconha apresentaram uma altura menor e cerca de 4,6 quilos a menos em relação aos jovens que não usavam a substância.

Para Syed Shakeel Raza Rizvi, que coordenou o trabalho, é possível que a droga ajude a deflagrar respostas de estresse que suprimem o crescimento e levam à puberdade precoce. E isso pode fazer com que os jovens se envolvam mais cedo com outras substâncias, como o tabaco e o álcool.

*** As informações foram publicadas no site Medical News Today.


Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog.
Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre saúde, sexo e comportamento.


                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário