quinta-feira, 28 de maio de 2015

COCEIRA VAGINAL DEPOIS DO SEXO: O QUE PODE SER?...

FONTE: Mariana Bueno (itodas.uol.com.br).

Problema pode indicar infecções ou alergias; entenda.

Sentir coceira na vagina depois de ter uma relação sexual é uma queixa comum entre as mulheres. Esse sintoma pode ser decorrente de uma infecção por fungos, ressecamento vaginal ou até mesmo alergia ao preservativo. Quem informa é o ginecologista e obstetra Antonio Paulo Stockler.

Causas da coceira vaginal.

Pode ser infecção?

Ele explica que a vagina é ambiente altamente colonizado por bactérias e fungos. Um deles é a Candida, que habitualmente faz parte da flora vaginal normal. Mas, em determinadas circunstâncias, esse fungo pode ter seu crescimento acelerado, o que provoca coceira, ardência, vermelhidão e corrimento branco tipo massinha. "Roupas arejadas e calcinhas de algodão ajudam a evitar o problema. E deve-se evitar o uso prolongado de biquíni e roupas sintéticas", orienta.

Outros motivos.
Segundo ele, outra possível razão desse incômodo pode ser a frequência de relações sexuais. "Uma vez que a lubrificação vaginal protege a vagina, mas muitas relações seguidas podem provocar ressecamento e consequentemente traumas vaginais", explica.

Pode, ainda, ser o indicativo de alguns processos alérgicos que provocam a coceira, como alergias a sabonetes, preservativo ou até mesmo pelas roupas íntimas.

Como evitar coceira após o sexo?

Caso o problema aconteça por ressecamento, ele recomenda proteger a vagina com o uso de lubrificantes durante a relação, além de evitar a lavagem excessiva do local, bem como o uso de sabonetes, que podem deixar o local ainda mais ressecado.

Se a causa for alergia ao preservativo masculino, o que é uma ocorrência relativamente comum, já que ele é feito de látex, a alternativa é o uso de camisinha feminina, que é feita de silicone e, portanto, causa menos alergia. Os sintomas da alergia à camisinha se manifestam já durante o ato sexual ou após o mesmo e melhoram depois de alguns dias e, para avaliar se esse é realmente o problema, a mulher pode realizar um teste de alergia com um especialista.

Quando houver presença de vermelhidão, coceira, ardência, corrimento com odor, corrimento amarelado em grande quantidade, corrimento tipo massinha ou qualquer lesão vaginal, possivelmente é sinal de alguma infecção e, por isso, devem ser investigadas.


Se a coceira for recorrente em todas as relações sexuais, é importante procurar um médico, que poderá avaliar a existência de alguma lesão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário