quarta-feira, 27 de maio de 2015

6 DICAS DE ALIMENTOS E BEBIDAS QUE PODEM AJUDAR A PARAR DE FUMAR...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.


31 de maio é o Dia Mundial Sem Tabaco.

       
Causador de doenças como câncer, problemas respiratórios diversos e AVC, o tabagismo é um problema de saúde pública em todo o mundo.
A doença é responsável por cerca de 200 mil mortes por ano apenas no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para quem está deixando ou pretende parar de fumar, a Nação Verde, rede de produtos naturais, indica alimentos saudáveis que podem ajudar no controle da vontade de acender um cigarro. 

1) Aposte no leite e em derivados - O leite é um importante aliado para evitar do vício. Sua ingestão altera o sabor do cigarro. Além disso, estimula a produção de serotonina, o nosso hormônio da tranqüilidade, que inibe a ansiedade do fumo.

2) Invista no levedo de cerveja - O levedo de cerveja é uma das maiores fontes naturais de vitaminas do complexo B. “Essas substâncias agem no sistema nervoso controlando a ansiedade causada pela falta de nicotina, o que auxilia quem está largando o vício”, explica a nutricionista Paula Castilho. O suplemento pode ser consumido em pó ou em cápsulas.

3) Tome suco de laranja - Quando fumamos regularmente, perdemos uma grande quantidade de vitamina C, e nosso corpo costuma compensar essa falta com alguns elementos não naturais que recebe da nicotina. 
“É por isso que, para pararmos de fumar de maneira mais rápida, é muito importante começarmos a receber mais Vitamina C por meio do consumo de sucos cítricos como o de laranja ou das próprias frutas”, explica a especialista. 

4) Coma brócolis - O alimento é importante na prevenção de doenças pulmonares. Ele tem fibras que ajudam a produzir mais serotonina no momento da digestão. “O brócolis ajuda principalmente quem gosta de fumar depois do almoço ou jantar”, diz Castilho.

5) Consuma aveia e arroz integral - Devido ao alto conteúdo de selênio, mineral com alto poder antioxidante, a aveia e o arroz integral eliminam radicais livres provocados pelo fumo. “Por causa de suas características, eles também ajudam na prevenção do câncer”, ressalta a nutricionista da Nação Verde.


6) Beba água - É fundamental beber muita água. O consumo ideal é de pelo menos 1,5 litro por dia. A bebida ajuda o organismo a aumentar a frequência urinária, o que contribui para eliminar toxinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário