domingo, 31 de maio de 2015

OBESIDADE REDUZ A EXPECTATIVA DE VIDA EM ATÉ OITO ANOS, DIZEM PESQUISADORES...

FONTE: , (www.msn.com).


A obesidade pode roubar preciosos anos de vida. É o que concluiu um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de McGill, no Canadá. Com base nas informações de 3.992 voluntários adultos que participaram da Pesquisa Nacional de Exame e Nutrição daquele país, eles desenvolveram um modelo computacional para calcular a expectativa de vida em pessoas acima do peso. Os resultados foram expressivos: dependendo da faixa etária e do nível de obesidade, a redução da expectativa de vida pode chegar a oito anos.
De acordo com a pesquisa, quanto maior o índice de massa corporal e menor a idade, maiores são as chances de complicações.
“Um dado relevante quanto à prevalência da gordura corporal excessiva na infância refere-se à precocidade com que podem surgir os efeitos à saúde, como complicações  cardiovasculares, pulmonares, ortopédicas e psicológicas. Além disso, já são conhecidas as relações existentes entre obesidade infantil e sua persistência até a vida adulta”, observa a pediatra Bruna de Siqueira Barros, professora de Nutrologia Pediátrica da UFRJ,  explicando por que a obesidade “rouba” tantos anos de vida. “Para a maioria dos indivíduos, adultos e crianças, o excesso de peso é uma combinação de alimentação com alta taxa calórica e qualitativamente deficiente em micronutrientes com inatividade física. Sabemos que esses são dois dos pilares das doenças crônicas não transmissíveis, incluindo diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.” Atualmente, essas doenças estão entre as principais causas de mortalidade no país e no mundo.
Para a médica, as famílias de crianças que estão acima do peso não têm a dimensão completa do que a obesidade acarreta às vidas de seus filhos:
“As famílias, no geral, não consideram as crianças obesas como crianças doentes. Isso porque são crianças que parecem saudáveis: brincam, vão à escola e não recebem medicamentos. É um trabalho árduo convencer os pais de que os problemas relacionados à saúde já estão acontecendo, mas ainda não são perceptíveis. Além disso, muitas famílias tratam seus filhos como vítimas, achando injusto o fato de eles não poderem comer guloseimas, fast foods ou beberem refrigerantes, por exemplo. Dessa forma, a adesão ao tratamento não é completa, e o fato de o paciente permanecer obeso torna-se outro gatilho para comer de maneira inadequada e para não realizar atividade física.”
A professora acredita que o resultado do estudo canadense, que corrobora pesquisas anteriores, pode ser usado pela sociedade de uma forma geral para criar e apoiar ações e políticas de controle:

“A obesidade já é um problema de saúde pública, pois é uma condição que assume prevalência crescente na população, gerando custos orçamentários relevantes para tratamento das comorbidades relacionadas. Seria interessante que as autoridades utilizassem essa informação como um impulso para a criação de mais programas de prevenção, que incentivem a alimentação saudável e a prática de atividade física de crianças e adolescentes. Essa informação é importante também para as famílias, particularmente para aquelas que não aderem ao tratamento, por quantificar o prejuízo que a obesidade pode causar. Isso é, torna mais concreto o fato de que a obesidade é nociva à saúde, por mais que os efeitos ainda não estejam perceptíveis em seus filhos”.

Um comentário:

  1. Que milagre eu nunca acredito que exista cura porque meu médico me testou Herpes positivo e ela me disse que não há cura, estou muito feliz hoje por ter uma vida livre sem essa doença, lembro-me há alguns meses atrás quando Eu estava chorando a noite toda e no dia em que não posso me curar desta doença, encontrei este e-mail de homem à base de plantas na internet quando estava pesquisando sobre a cura do herpes. Entrei em contato com ele para descobrir se conseguia ajuda com isso. doença, fiquei tão surpresa quando ele me disse que tem as ervas para curar e ele me enviou as ervas em menos 2-3 dias. Fiquei tão feliz quando recebi alguém que me deu esperança de que ele pudesse me curar. ervas por apenas 2 semanas, quando fui fazer o teste depois de tomar as ervas descobri que estava curado, fiquei tão feliz e surpreso, quero aproveitar esta oportunidade para informar que há cura para o herpes, você também pode contatá-lo para sua ajuda o mais rápido possível, para que você possa se livrar dessa doença de uma vez por todas contatá-lo através deste e-mail: wealthylovespell@gmail.com ou whatsApp ele em +2348105150446 Você também pode contatá-lo sobre qualquer doença, pois todos eles têm a cura com ervas

    ResponderExcluir