sábado, 22 de outubro de 2016

XÔ MAU HÁLITO: CIÊNCIA DESCOBRE ALIADO PARA COMER ALHO SEM CULPA...

FONTE:, Jaqueline Rodrigues, (www.msn.com).


Além de ser um delicioso tempero para carnes, peixes e saladas, o alho também é um grande aliado para a saúde, já que tem poder de agir como prevenção ao câncer. A alicina, um dos principais fitoquímicos contidos no tempero, é a responsável pela ação antiviral, antifúngica, antibiótica e ainda é uma aliada contra o câncer de mama.

Apesar de todos os benefícios, o alho tem um problema muito, digamos, inconveniente: ele causa mau hálito. Mas, tudo bem. Dá pra dar um jeito nisso! 

Veja a seguir.

Como obter benefícios do alho?

O ‘x’ da questão é que a maior ação da alicina, potente atividade antioxidante do alho, capaz de inibir os radicais livres e amenizar o envelhecimento celular, diminuindo o risco de alguns tipos de câncer, só acontece quando o alho é consumido cru. Deve-se aguardar de cinco a dez minutos antes de ingeri-lo, após ser amassado, porque é nesse período que ocorre um aumento na disponibilidade de alicina.
Para desfrutar dos benefícios do alho e contornar o problema do mau hálito decorrente do seu consumo cru, um estudo resolveu testar estratégias. Sheryl Barringer e Rita Mirondo do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos OSU, deram aos participantes três gramas de alho para mastigar por 25 segundos.


Eles testaram em seguida: folhas de hortelã, cruas e em chá; maçã, crua, quente e em forma de suco; alface, crua e quente ou chá verde, consumidos imediatamente. Todos os ingredientes analisados tiveram algum tipo de efeito positivo de melhora do hálito, menos o chá verde.

Remédios contra mau hálito.

As folhas de hortelã, contudo, tiveram um maior nível de desodorização quando comparadas à maçã e à alface. "A partir dos testes, folhas de hortelã, maçã crua, alface crua, maçã aquecida e alface aquecido apresentaram os maiores efeitos desodorizantes na maioria dos voláteis presentes no hálito de alho", disseram os autores.

A maçã crua e a alface crua diminuíram a concentração de voláteis no hálito em 50% ou mais. Já as folhas de hortelã mastigadas tinham um nível de desodorização maior em comparação à maçã e a alface crua para todos os compostos voláteis medidos.


Os sucos de maçã e de hortelã reduziram os níveis de compostos voláteis, mas não de forma tão eficaz como a mastigação da maçã crua ou da hortelã cru. A maçã aquecida e a alface aquecidos também mostraram efeito desodorizante, provavelmente, devido a uma interação física e química dos polímeros alimentares com os compostos voláteis. O chá verde, porém, não mostrou nenhum efeito sobre a maioria dos voláteis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário