sábado, 7 de janeiro de 2017

280 MIL MENINOS SERÃO VACINADOS CONTRA HPV...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.


Até o ano passado, a vacina era disponibilizada apenas para meninas.

Em toda a Bahia, 280 mil meninos de 12 e 13 anos devem ser vacinados gratuitamente contra o vírus HPV, a partir da segunda-feira (9). A imunização é feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a vacina será disponibilizada em todos os postos de vacinação da Bahia. Para ser vacinado, é necessário levar documento de identificação com foto, cartão do SUS e cartão de vacinação.
Até o ano passado, a vacina era disponibilizada apenas para meninas. A inclusão dos meninos à lista de disponibilização gratuita foi anunciada pelo Ministério da Saúde em outubro de 2016, mas só entrou em vigor em janeiro deste ano.
Até 2020, a faixa etária dos garotos que podem receber a vacina será ampliada gradualmente, até a vacina estar disponível para meninos de 9 a 13 anos. A medida segue a recomendação de sociedades médicas brasileiras como a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria.
A vacinação contra HPV para meninos também é usada nos Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá. Estudos feitos em alguns desses países mostram que a inclusão dos meninos contribui para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população, o que beneficia o público feminino. Além disso, a vacina protege os meninos contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus.

Outra mudança relacionada à vacinação contra o vírus HPV, que passa a valer também em 2017, é que meninas que chegaram aos 14 anos sem a vacina também poderão se vacinar. A vacinação também será estendida a homens que vivem com o vírus HIV entre 9 e 26 anos. Antes, só as mulheres com HIV desta faixa etária podiam se vacinar gratuitamente. No caso desse público, o esquema vacinal é de três doses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário