segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

A IMPORTÂNCIA DE CONSUMIRMOS DIARIAMENTE VERDURAS, LEGUMES E FRUTAS...

FONTE: *** Dr. Tufi Dippe Jr, (portaldocoracao.uol.com.br).
                                                          
Verduras, frutas e legumes são importantes fontes de vitaminas, minerais e fibras. As vitaminas e minerais ajudam a regular as reações que ocorrem no nosso organismo e alguns têm ação antioxidante; as fibras auxiliam no controle glicêmico, de colesterol e no bom funcionamento intestinal.

Além disso, consumir verduras e legumes antes do prato principal pode ajudar a reduzir o consumo excessivo de outros alimentos, já que as fibras aumentam a saciedade.

Dietas ricas nestes alimentos, como a dieta DASH e a dieta Mediterrânea, estão relacionadas à redução da pressão arterial e a um menor risco de doença cardiovascular.

De acordo com a pirâmide alimentar adaptada para a população brasileira (Philippi ST 1999 e 2013), o ideal é que sejam consumidas 3 porções de verduras e legumes e 3 porções de frutas por dia.

A Organização Mundial da Saúde e a Organização de Alimentos e Agricultura dos Estados Unidos recomenda um consumo de 400g/dia. Nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, existe a iniciativa 5 a Day que também incentiva o consumo de no mínimo 5 porções (400g) de verduras, legumes e frutas por dia.

Escolher as verduras, os legumes e as frutas da época traz muitas vantagens: são mais baratos, apresentam maior qualidade nutricional e sabor, e ainda, se forem orgânicos, são isentos de agrotóxicos.

Verduras e legumes podem ser consumidos crus, cozidos, refogados, assados, em sopas, misturados em arroz, carnes, etc. No seu preparo podemos adicionar temperos naturais (ervas, vinagreVinagre : Calorias: 0 - Peso: * - Porção: colher de chá , limão) que potencializam seu sabor e, quando feitos ao vapor, finalizar com adição de um bom azeite extra-virgem agrega sabor e qualidade.

As frutas frescas e secas podem ser consumidas nas refeições misturadas em saladas, como sobremesa ou nos lanches. Também podem ser preparadas quentes (assadas ou cozidas), o que faz com que elas fiquem parecidas com um doce e são uma ótima opção para o inverno.

Exemplos de acordo com a Pirâmide Alimentar Adaptada.

1 porção de verduras e legumes (15 kcal):

1 ½ colher de sopa de abóbora cozida


1 colher de servir de cenoura crua


1 porção de frutas (70 kcal):


1 banana prata



Departamento de Nutrição da Abeso: Renata Bressan e Monica Beyruti.

Dr. Tufi Dippe Jr


O Portal do Coração foi idealizado e é mantido pelo Dr. Tufi Dippe Jr. Clique aqui para conhecer este profissional.


IMPORTANTE: O nosso website aloja anúncios Google e links. Não controlamos o conteúdo de tais anúncios e o nosso conteúdo editorial é livre de qualquer influência comercial. 

O nosso website aloja banners publicitários e links. Toda a publicidade é distinguida pela palavra "Publicidade/Anúncios Google". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário