Cerca de 14 milhões de
famílias são beneficiadas pelo programa.
11.269 famílias já
solicitaram o desligamento voluntário do programa Bolsa Família em 2019,
segundo o Ministério da Cidadania, ou seja as pessoas saíram por conta própria.
É o caso de dona Maria
do Socorro Félix, de 45 anos. Em 2005, com três filhos e desempregada, buscou o
auxílio para complementar a renda da casa. Recentemente, conseguiu um
emprego de doméstica com carteira assinada, na cidade de Barbalha, no Ceará. Na
mesma semana, procurou o órgão responsável em sua cidade e cancelou o Bolsa
Família. “Fui muito bem beneficiada. Agora eu queria dar para outras pessoas
porque, graças a Deus, estou muito feliz com meu emprego e sei que existem
pessoas que precisam mais do que eu”, conta.
Caso a família que
solicitou o desligamento voluntário tenha uma redução na renda e volte a
precisar do benefício, o processo de retorno garantido e simples. “Se pediu o
desligamento voluntário até 36 meses atrás, é só procurar o setor responsável
pelo Bolsa Família na sua cidade, levar a documentação, atualizar o Cadastro
Único e solicitar essa reversão do cancelamento”, explicou a diretora do
Departamento de Benefícios do Ministério da Cidadania, Caroline Paranayba.
O Programa Bolsa
Família atende a famílias que vivem em situação de pobreza e de extrema
pobreza. Podem fazer parte do Programa todas as famílias com renda por pessoa
de até R$ 89 mensais ou famílias com renda por pessoa de R$ 89,01 a R$ 178,00
que tenham crianças ou adolescentes de até 17 anos na sua composição.
Atualmente cerca de 14
milhões de famílias são beneficiadas pelo programa no país, com um benefício
médio mensal de R$ 188,51. Além da renda, outros requisitos para
permanecer no programa são a frequência escolar dos filhos dos beneficiários e
o acompanhamento de saúde de mães e crianças.
O Ministério da
Cidadania possui mecanismos de controle para manter o foco naqueles que vivem
em condição de pobreza e de extrema pobreza. Por isso, periodicamente saem
famílias do programa, principalmente porque não atualizaram as informações
cadastrais ou porque melhoraram de renda, não se adequando mais ao perfil para
receber o benefício.
Nenhum comentário:
Postar um comentário