terça-feira, 31 de março de 2020

SAÚDE E PAZ...


Periodicamente a sociedade é sacudida por sofrimentos coletivos que a fazem estertorar.

Calamidades de vários tipos tomam conta das multidões e se descobre que os grupos sociais não estão preparados para enfrentar as ocorrências inevitáveis, porque fazem parte do processo evolutivo dos seres.

Fenômenos sísmicos, cósmicos, guerras, seca, enchentes, pandemias, economia, perseguições e extermínio se abatem sobre o planeta com frequência, e os seres humanos são surpreendidos por essas tragédias, entrando em pânico e gerando mais dificuldades nos relacionamentos, quando deveriam unir-se para melhor solucionar as dificuldades.

Hoje o mundo padece a contaminação pelo Coronavírus com toda a sua periculosidade, ceifando vidas, enfermando os indivíduos e ameaçando a sociedade terrestre, como ocorreu no passado com outras pandemias de trágica memória.

Havendo chamado a atenção da Humanidade, logo que pôde constatar a capacidade mortífera do vírus, a Organização Mundial de Saúde alertou as nações quando à gravidade da epidemia, tornando-se pandêmica, e sugeriu recursos preventivos que não foram levados a sério. Os países despertaram do letargo, embora alguns ainda estejam em cogitações inúteis, produzindo um grande impacto nas criaturas.

A Humanidade está em crise e se torna indispensável que todos os cidadãos e cidadãs compreendam a seriedade do momento, superando superstições e descrenças, a fim de deterem o avanço da contaminação que ocorre muito fácil através do contato com pacientes, alguns dos quais parecem não ter sintomas em razão do seu sistema imunológico.

Nenhuma providência recomendada pelas autoridades sanitárias, responsáveis pela preservação da saúde, podem ou devem ser postergadas sob qualquer pretexto.

Essas providências rápidas e a cooperação dos indivíduos sem reclamações nem antagonismos estão facilitando a não contaminação violenta na China, enquanto o descuido da sua aplicação na Itália e Espanha resultou na tragédia que está ocorrendo.

A saúde é fundamental para a existência feliz dos seres humanos e animais. É fator essencial para a paz pessoal e social, facilitando o intercâmbio entre os grupos humanos, comunidades e países.

Vale, no entanto, também considerar que, embora o trágico da pandemia em tela, as criaturas estão retornando ao lar, que haviam abandonado, à convivência familiar, que praticamente havia desaparecido, à conduta ética, totalmente abandonada em face dos desregramentos morais a que verdadeiras multidões se haviam entregues.

Desse modo, como medidas preventivas a oração, o retorno à dignidade, a reconstrução da família, o comportamento digno facultam saúde moral e paz espiritual indispensáveis à plenitude.


                            Olá Alma Irmã, nossas Fraternais Saudações!

Desejamos a você e aos seus amores um ótimo dia com muita paz e saúde!!!

Obrigado pela companhia!!!

Centro Espírita Caminhos de Luz – Pedreira – SP – Brasil.

    

Por Divaldo Pereira Franco. Artigo publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião, em 19.3.2020. Do site: http://www.divaldofranco.com.br/mensagens.php?not=616.

QUARENTENA: 5 DICAS PARA PERDER AS 'GORDURINHAS' DA BARRIGA...


FONTE:, Notícias Ao Minuto, https://www.msn.com/

              

Estar em casa, de quarentena, significa uma proximidade perigosa com a geladeira e com o sofá. O Lifestyle ao Minuto quero ajudá-lo, não só a evitar um aumento de peso, como também a aproveitar este momento difícil para perder aquelas 'gordurinhas' chatas da barriga, que teimam em não desaparecer. 

Assim, apresentamos-lhe cinco dicas:
  1. Anote tudo o que come: é uma boa estratégia para emagrecer, pois aumenta a consciência daquilo que come e, dessa forma, consegue identificar erros e melhorar hábitos. 
  2. Pratique algum exercício: pela sua saúde física e mental. Existem muitos treinos disponíveis online para experimentar em casa. 
  3. Beba mais água ao longo do dia: tenha sempre uma garrafa por perto. Beber água irá ajudar a diminuir a fome e a controlar a retenção de líquidos, promovendo o emagrecimento. Chás também são uma boa opção. 
  4. Obrigue-se a comer devagar: quem tem o hábito de comer rápido não percebe os sinais de saciedade dados pelo corpo.
  5. Faça as refeições num prato pequeno: coma em pratos menores de forma a reduzir o tamanho das porções.

DOMÉSTICOS FORMAIS PODERÃO RECEBER SEGURO-DESEMPREGO...


FONTE: Leiaja.com, site parceiro do Leiamais.ba,https://leiamais.ba/

A equipe econômica já acertou que trabalhadores domésticos formalizados terão acesso ao seguro-desemprego se tiverem contrato suspenso ou redução de jornada e salários.

Após a aprovação de um auxílio emergencial para os trabalhadores informais, o governo tenta agora centrar seus esforços na aprovação de medidas para auxiliar empregados com carteira assinada durante a crise do novo coronavírus. A equipe econômica já acertou que trabalhadores domésticos formalizados terão acesso ao seguro-desemprego se tiverem contrato suspenso ou redução de jornada e salários. Em outra frente, o governo calcula que pode liberar cerca de R$ 1 mil por conta na nova rodada de saques do FGTS.

Segundo apurou o Estadão/Broadcast, a inclusão dos domésticos na medida de proteção aos trabalhadores formais foi um pedido do ministro da Economia, Paulo Guedes, que tem dito que "ninguém será deixado para trás". Quem for diarista poderá pleitear o auxílio emergencial a trabalhadores informais, caso preencha todos os requisitos.

ESTUDO SOBRE CORONAVÍRUS PREVÊ 1 MILHÃO DE MORTOS NO BRASIL SE NÃO HOUVER MEDIDAS DE CONTENÇÃO...*-


FONTE:, Ana Lucia Azevedo, https://extra.globo.com/

             

É inevitável que a próxima onda da pandemia atinja em cheio a América Latina, alertou em editorial a revista médica “Lancet”. O Brasil será o país mais afetado e poderá ter até 1,15 milhão de mortos, segundo a projeção de outro estudo.

Um dos principais eixos globais de informação científica sobre a Covid-19, a “Lancet” destaca que alguns governos ainda não encaram a doença com seriedade e cita especificamente o presidente Jair Bolsonaro, o único governante a ter o nome mencionado — e criticado.

“Muitos governos têm respondido rapidamente, mas muitos ainda não encaram a ameaça da Covid-19 com seriedade — por exemplo, ignorando a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de evitar aglomerações. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, tem sido fortemente criticado por especialistas em saúde e enfrenta uma reação negativa cada vez maior por sua fraca resposta”, diz o editorial.

Já o estudo “O impacto global da Covid-19 e as estratégias de mitigação e supressão”, do grupo de resposta à Covid-19 do Imperial College, de Londres, previu 1.152.283 óbitos no Brasil, caso medidas de contenção não sejam tomadas. No outro extremo, com as medidas mais radicais e precoces, esse número despencaria para 44 mil brasileiros mortos.

O cenário para o Brasil é sombrio. Foi uma análise desse mesmo grupo do Imperial College que fez o premier britânico, Boris Johnson, agora infectado pela Covid-19, mudar a política do país e adotar o distanciamento social radical, com uma série de medidas mais restritivas.

MÁ ALIMENTAÇÃO MATA MAIS DO QUE CIGARRO, DIZ ESTUDO...


FONTE: 

Pesquisa revelou que uma em cada cinco mortes no mundo em 2017 estava associada a dieta alimentar, que provoca doenças cardiovasculares, cânceres e diabetes tipo 2.

As escolhas alimentares diárias impactam diretamente na saúde. De acordo com uma pesquisa do Instituto de Medição e Avaliação da Saúde da Universidade de Washington (Health Metrics and Evaluation), divulgado em abril de 2019, a má alimentação vem causando mais mortes do que o consumo de cigarro e casos de hipertensão arterial.

O estudo revelou que cerca de 11 milhões de pessoas morrem todos os anos devido à má alimentação. Uma em cada cinco mortes no mundo em 2017 estava associada a dieta alimentar, que provoca doenças cardiovasculares, cânceres e diabetes tipo 2.

                

O cirurgião endoscopista, Helmut Poti, explicou que a obesidade é capaz de desencadear várias doenças. “O grande problema é que a má alimentação é o primeiro passo para a obesidade, que é a mãe de todas as doenças. Muitas pessoas não cuidam do problema e precisam partir para as cirurgias e procedimentos de redução do estômago, visando não apenas a estética, mas sim a melhoria na saúde”, explica Poti.

Para evitar riscos à saúde, os nutricionistas apontam alimentos à base de soja, feijão e outras fontes vegetais como ótimas opções para o cardápio.

COMER PARA EMAGRECER: ALIMENTOS QUE AJUDAM A CONTROLAR O APETITE...


FONTE:, Notícias Ao Minuto, https://www.msn.com/

           

Emagrecer enquanto come. Quer melhor do que isto? A verdade é que há alimentos que ajudam a controlar a fome, potencializando o emagrecimento. 

Maçãs: As maçãs têm uma alta concentração de fibra que aumenta a sensação de saciedade, retardando o processo de digestão. Assim, coma uma maçã média, com casca, todos os dias!

Cenouras: Uma cenoura crua por dia é extremamente saudável. É saciante e rica em nutrientes. 

Ovos: Além de se serem deliciosos, os ovos são ricos em proteína e pode comê-los sem culpa em qualquer horário.

Feijão: O feijão é rico em proteína e fibra, aumentando a sensação de saciedade. Porém, não deve ser consumido todos os dias. Duas ou três vezes por semana é o ideal. 

Aveia: As fibras da aveia prolongam a sensação de saciedade. E são boas fontes de energia. 

Gelatina: Ocupa espaço no estômago e tem poucas calorias, principalmente na versão light. 

ITALIANO DE 19 ANOS MORRE DE CORONAVÍRUS EM LONDRES...


FONTE: Agência Ansa,https://leiamais.ba/

Luca Di Nicola era saudável e morreu uma semana após apresentar os primeiros. Sintomas.

O jovem italiano Luca Di Nicola, 19 anos, que morreu em Londres no dia 24 de março, testou positivo para o novo coronavírus (Sars-CoV-2), informou a família nesta terça-feira (31).

Com isso, ele se tornou o italiano mais novo a falecer da doença e entra para as estatísticas como mais um caso em que a vítima era saudável e sem comorbidades.

A história de Nicola chocou a pequena cidade de Nereto, na província de Teramo, na região de Abruzzos, de onde a família era originária. Ele morava na periferia de Londres com a mãe Clarissa e o companheiro dela, Vincenzo, e trabalhava como cozinheiro na capital britânica.

De acordo com uma entrevista da tia dele, Giada, ao jornal "La Repubblica", o rapaz começou a sentir os sintomas da doença - tosse e febre - uma semana antes de falecer, assim como a mãe e o padrasto.

"Parecia gripe e o médico em Londres receitou paracetamol para ele. Mas, a situação de Luca se agravou no dia 23 de março. O médico, então, o visitou em casa e disse que ele era jovem, forte e que não devia se preocupar com aquela gripe feia", disse Giada ao jornal.

No entanto, a situação piorou no dia 24, quando o italiano começou a apresentar dores fortes no peito. Clarissa, então, percebeu os lábios em cor arroxeada e, logo depois, viu seu filho desmaiar.

"Chamaram a ambulância, o reanimaram, mas os pulmões estavam colapsados, cheios de água e sangue. Aí, o entubaram e logo o colocaram na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital North Middlesex de Londres. Mas, depois de meia hora, por volta das sete horas da noite, Luca morreu. Sem ter feito nenhum teste antes", relatou Giada.

As mortes de jovens por Covid-19 são raras, mas tem suscitado diversas questões entre especialistas e pesquisadores. A Itália já havia registrado a morte de outro jovem saudável, de 34 anos, e casos assim também foram vistos na França e no Reino Unido.

A grande maioria das vítimas do coronavírus são idosos com mais de 60 anos ou pessoas que já tem comorbidades - como hipertensão, diabetes ou doenças imunodeficientes.

FAMOSA SEXÓLOGA AMERICANA ALERTA: CONSUMIR PORNOGRAFIA DEMAIS NA QUARENTENA PODE TER EFEITOS COLATERAIS...



              

A sexóloga mais famosa dos Estados Unidos enviou um recado nessa semana para os milhões de solteiros americanos que estão em quarentena em casa por causa da pandemia de Covid-19: não se empolguem com o sexo online nessas horas. Ruth Westheimer, mais conhecida como “Doctor Ruth” no país, tem mais de 45 livros sobre sexo publicados no país, a maioria “best sellers”, e durante as décadas de 1980 e 1990 apresentou programas sobre o tema no canal americano “Lifetime” que faziam o maior sucesso.

E na última quinta-feira, em entrevista ao “New York Post”, a profissional de saúde de 91 anos que tem até estrela na Calçada da Fama (a do Bronx, em Nova York, e não a de Hollywood, mas tá valendo) alertou que momentos de estresse combinados com mais tempo nas mãos para, digamos, surfar na “internet adulta”, podem acabar resultando em um interesse maior pela fantasia do que pela realidade para aqueles que sucumbem a isso. E quando as coisas voltarem ao normal pode ser bem custoso se livrar desse efeito colateral da pornografia.

Mas, para não cortar o barato geral do povo que segue em distanciamento social, Westheimer – que certa vez foi descrita por um jornalista como “um cruzamento entre o [ex-secretário de Estados dos EUA] Henry Kissinger e a Minnie Mouse” – também aproveitou o espaço que lhe foi dado pelo “Post” para compartilhar uma dica com os casais que já não conseguem mais conviver juntos: “A hora é boa para tentar apimentar a relação”, ela, que se aposentou do showbiz há anos, sugeriu. Palavra de quem entende das coisas. (Por Anderson Antunes)

SAIBA QUE CUIDADOS TER COM AS LENTES DE CONTATO DURANTE A EPIDEMIA...


FONTE: Agência O Globo,https://www.ibahia.com/

O uso de produtos inadequados, principalmente o armazenamento das lentes em soro fisiológico nunca é recomendável.

               

A Sociedade Americana de Oftalmologia é enfática: em tempos de pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, não use lentes de contato. Segundo a entidade, usar óculos contribui para que as pessoas toquem menos nos seus rostos, que é uma das formas de espalhar quaisquer vírus. Além disso, usuários ainda precisam colocar os dedos no rosto para tirar e aplicar a lente de contato, também aumentando as chances de contaminação, diz a sociedade.

Aqui no Brasil, no entanto, a orientação é diferente: a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) não pede que as pessoas abandonem o uso, mas recomenda que se redobrem os cuidados com a higienização das mãos e da própria lente. A médica oftalmologista Mariana Dantas Maia, especialista em plástica ocular, confirma que usuários tendem a levar mais as mãos aos olhos, mas que não há comprovação científica que as lágrimas transmitam o coronavírus.

E garante que o líquido usado para higienizar e armazenar as lentes, os removedores de proteínas, são o suficiente para matar o vírus, caso ele entre em contato com as lentes.

- A gente não vê necessidade em proibir o uso. Mas é preciso redobrar o cuidado com elas: lavar as mãos com água e sabão antes de encostar nas lentes, lavá-las apenas com o removedor de proteínas, manter e trocar o líquido pelo menos uma vez por dia na caixinha de armazenamento, não usar a lente por mais de 12 horas seguidas e usar lubrificante sem conservantes ou colírio nos olhos sempre que possível.

Ela afirma que quem usa lente já sabe desses cuidados e deve segui-los sempre, com ou sem pandemia. Até porque algumas condições obrigam o uso da lente:

- Há doenças em que a pessoa só consegue enxergar com o uso da lente rígida. E a lente é prática em muitos momentos para muita gente, dependendo da ocupação de cada profissional, já que ela não embaça ou suja, o que pode atrapalhar bastante profissionais da saúde, pessoas que precisam dirigir etc.

A própria sociedade americana admite que é mais provável que a infecção aconteça pela boca e pelo nariz do que pelo olho. Segundo a entidade a recomendação "é apenas mais um preventivo, outra maneira pela qual você pode adicionar um filtro para se manter longe de um coronavírus", diz a entidade.

Má higienização pode causar doenças graves.
As recomendações em relação à higienização são as mesmas. O uso de produtos inadequados, principalmente o armazenamento das lentes em soro fisiológico que, segundo a médica, nunca é recomendável. Dormir com a lente também pode causar estragos na saúde da visão.

- O soro é um ambiente perfeito para proliferação de fungos, que podem causar danos à córnea. Dormir com a lente diminui a oxigenação do olho e também não é recomendado nadar com elas, já que há bactérias danosas que habitam na água. Os problemas podem ir desde uma simples irritação até úlceras. Alguns levam inclusive à necessidade de transplante de córnea.

Uma outra recomendação da médica é que as pessoas usem a lente de contato por menos tempo: se a validade é de 30 dias, troque-as na metade do tempo.

- Em tempos como esses, todo cuidado é pouco, então, a gente pede redobrada atenção não só na hora de colocar e tirar as lentes, mas durante todo o dia, fazendo a higienização das mãos. E, claro, em qualquer sinal de desconforto, retire-as imediatamente. E procure seu médico. 

REI DA TAILÂNDIA FAZ QUARENTENA COM 20 MULHERES EM HOTEL NA ALEMANHA, DIZ JORNAL...


FONTE: 

O monarca está fazendo o "isolamento" para evitar o contágio do novo coronavírus.

                  

pandemia do novo coronavírus está fazendo todo mundo mudar os seus hábitos rotineiros. Afinal, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pede para que as pessoas fiquem em quarentena ou isolamento como forma de "brecar" a ascensão da doença. Foi nesse contexto que o rei da Tailândia resolveu entrar em quarentena em um hotel na Alemanha. O problema? Maha Vajiralongkorn, também conhecido como Rama X, levou 20 mulheres para acompanhá-lo em seu "isolamento". 

O fato inusitado, na cidade de Garmisch-Partenkirchen, foi noticiado pelo jornal alemão Bild. Segundo apurou a reportagem alemã, o membro da família real tailândesa conseguiu que o hotel continuasse funcionando para que ele e as 20 namoradas pudessem ficar hospedados.

O rei tem, atualmente, quatro esposas, mas não se sabe se elas fazem parte da turma que foi à Alemanha. A publicação afirmou que Rama X decidiu mandar 119 dos funcionários de sua comitiva de volta para a Tailândia após alguns deles apresentarem sintomas da Covid-19.

A quarentena real acontece quando o número de infectados pelo coronavírus ao redor do mundo ultrapassam a casa de 750 mil, segundo dados do Centro de Ciência e Engenharia (CSSE) da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos. Na Tailândia, a OMS registrou nove mortes e 1.524 casos confirmados da doença.  

COM FAMÍLIAS EM ISOLAMENTO, SAIBA COMO EVITAR ACIDENTES DOMÉSTICOS...


FONTE: Agência Brasil,https://leiamais.ba/

Ambiente físico é determinante em fatores relacionados a acidentes.

              

O distanciamento social, que vem sendo adotado em muitas cidades do Brasil para tentar frear o avanço dos casos de covid-19 no país, mantém famílias inteiras em casa o tempo todo.

Com isso, aumentam as chances de acidentes domésticos ocorrerem, principalmente com crianças e idosos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dentre os fatores relacionados a acidentes domésticos está o ambiente físico.

Assim, casas pequenas com cozinhas e quartos apertadas são um fator que pode aumentar o risco de acidente.

Mais ainda são as casas mal conservadas, com fiação, tubulação ou gás em mau estado, que representam o maior perigo. Segundo a entidade, os locais de acidentes mais frequentes são, nesta ordem: cozinha, banheiro, corredor, escada, quarto e sala.

A cozinha é perigosa porque é lá que queimaduras, cortes e intoxicações podem acontecer. A SBP recomenda que o botijão de gás fique do lado de fora da casa, que tomadas elétricas sejam protegidas e os fios presos, materiais de limpeza devem estar fora do alcance das crianças, assim como objetos cortantes, tais como facas, garfos, pratos e copos de vidro, saca rolhas e espetos. Esses utensílios devem ser guardados em gavetas ou armários com travas.

Nos banheiros, os cosméticos, medicamentos e aparelhos elétricos devem ser mantidos longe do alcance das crianças. O piso deve ser mantido seco e com tapetes antiderrapantes.

A fiação do chuveiro deve estar em bom estado e presas no alto. No quarto das crianças, as tomadas devem ter protetores, os móveis não devem ter cantos pontiagudos e os brinquedos devem ser guardados em ordem, para evitar quedas. As janelas devem ter proteção, como telas.

Idosos.
Uma casa com pessoas acima de 65 anos requer ainda mais cuidados para evitar acidentes. As quedas são mais frequente.

Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), um terço dos idosos acima dos 65 anos sofre, a cada ano, pelo menos uma queda. E quanto mais o tempo passa, maior o risco de queda.

Um estudo realizado pela doutora em gerontologia biomédica Iride Caberlon e divulgado pela SBGG mostra que alguns fatores podem causar ou aumentar o risco de quedas dentro de casa.

Iluminação insuficiente nos cômodos, superfícies irregulares, pisos escorregadios, objetos espalhados na área de circulação, tapetes soltos, móveis instáveis, camas altas, sofás, cadeiras e vaso sanitário baixo e prateleiras de difícil alcance.

Além disso, o uso de calçados ou chinelos em más condições ou mal adaptados aos pés e solado escorregadio, bem como bengalas e andadores inadequados ou mal adaptados também podem provocar quedas.

“Para a prevenção relativa a estes fatores o mais importante é adequar e manter uma casa segura, a qual deve sofrer adequações continuas, conforme as alterações das condições de saúde da pessoa idosa ao longo do período da longevidade”, diz o estudo.

INSPIRA, EXPIRA. 5 APLICATIVOS PARA MEDITAR E RELAXAR...


FONTE:, Camilla Venosa, https://www.msn.com/

Ansiedade, angústia e medo são sentimentos capazes de afetar diversas pessoas em momentos de crise. Por isso, é importante manter a calma e tentar praticar atividades que fortaleçam a saúde mental, como relaxamento e meditação. Um estudo feito pela Universidade de Harvard, em 2011, mostrou que a prática regular da meditação por oito semanas é capaz, por exemplo, de aumentar a massa cinzenta do cérebro – responsável pela memória e aprendizagem -, além de criar uma sensação profunda de bem estar.

Por isso, CLAUDIA selecionou 5 aplicativos para aderir a prática durante e depois da quarentena, e melhorar seu estilo de vida:

Zen.
Se você nunca praticou meditação e tem dúvidas sobre como começar, o Zen pode ser um bom aliado. O principal objetivo da plataforma é mostrar ao usuário que respirar da forma correta é capaz de tranquilizar corpo e mente. Ao abrir o aplicativo, você seleciona o que está tentando ‘tratar’, como ansiedade, insônia, irritação, desânimo, e então o sistema oferece a meditação mais adequada para você.

Calm.
O Calm une várias funções em uma única plataforma. O aplicativo quer proporcionar bem estar ao usuário através de relaxamentos, meditações e melhora no sono. No sistema, você encontra desde músicas suaves para tranquilizar a mente até meditações guiadas com foco em temas específicos. Além disso, por lá também é possível ter acesso a conteúdos sobre depressão e ansiedade.

Cíngulo.
Eleito melhor aplicativo para Android em 2019, o Cíngulo é ideal para quem precisa cuidar do lado emocional com mais profundidade. A plataforma oferece terapias guiadas com foco em ansiedade, estresse e insegurança. Com versões gratuita e paga, o programa proporciona conteúdos em texto, vídeo e áudio. Ao criar uma conta, o aplicativo pede que você passe por uma autoavaliação. Então, a partir do resultado, o sistema oferece os conteúdos mais adequados para você.

5 minutos.
Perfeito para quem vive uma rotina intensa, o aplicativo propõe um relaxamento de 5 minutos no meio da correria do dia a dia. O diferencial deste sistema é conseguir controlar o tempo de meditação sem ter que ficar de olho no relógio. Mas, claro, o usuário pode ampliar o tempo de cada sessão.

Headspace.
Se você ainda duvida dos benefícios da meditação, o Headspace pode te fazer mudar de ideia. A plataforma difunde conteúdos sobre como a prática diária de 10 minutos de meditação ajuda a conquistar uma vida mais saudável e feliz. O programa oferece noções básicas da prática e é excelente para quem quer começar a se aprofundar no assunto.
E aí, vamos meditar?

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OS VÁRIOS TIPOS DE PNEUMONIA E COMO SE PREVENIR...


FONTE: Redação Dino,https://www.ibahia.com/

A pneumonia é um processo infeccioso que ataca os pulmões, principais órgãos do sistema respiratório.

Você tem dúvidas ou curiosidades sobre a pneumonia? A pneumonia é um processo infeccioso que ataca os pulmões, principais órgãos do sistema respiratório, e que diferente do que muitas pessoas pensam não é contagiosa. Não se "pega" pneumonia.

Quem pode tem mais risco de ter pneumonia?

No chamado grupo de risco suscetível à doença, estão crianças até 5 anos de idade e idosos, principalmente aqueles que já apresentam algum quadro de comprometimento de saúde.

Existe só um tipo de pneumonia?
Não, são vários, veja alguns exemplos.

- Viral, causada por vírus.
 Os mais conhecidos são o adenovírus, varicela-zóster, influenzas (diversos tipos) e vírus respiratório sincicial.

- Bacteriana.
 Bactérias estão presentes em várias partes do corpo, como nariz, boca, garganta, pele e até sistema digestivo. Costuma baixar a imunidade.

- Química. 
Diferente das demais, é causada por agentes químicos agressivos e não por bactérias, fungos ou vírus.

- Fungos.
 O que há de pior na pneumonia por fungos é que, apesar de rara, ela é a mais agressiva dentre todas as outras. Causadas logicamente por fungos é comum acometer pessoas que possuem doenças crônicas e imunodeprimidas. É o caso de pacientes de Aids e de câncer.

             

O que causa a pneumonia?
A entrada, o contato, do agente infeccioso com os pulmões ou vias de acesso. Esses agentes são vírus, bactérias ou fungos.

Como se sabe, infelizmente o ar que se respira está sempre carregado de impurezas e dentre elas bactérias, vírus, ácaros, poeira e fungos, dentre muitos outros. Normalmente, o corpo humano reúne condições naturais de defesa contra esses agentes infecciosos, mas nem sempre o sistema imunológico consegue debelar e inibir esses invasores.

Quais são os sintomas?

Febre alta, tosse, dificuldade de respiração, falta de ar, dor no peito, mal-estar, fraqueza, suores intensos, vômitos e náuseas.

Como é feito o tratamento?

Normalmente, o tratamento é feito à base de antibióticos e em poucos dias já se verifica melhora no quadro clínico do paciente. Todavia, a pneumonia deve ser levada muito a sério, sendo que em alguns casos mais graves a internação hospitalar se faz necessária, principalmente ao grupo de risco, como idosos e bebês.

É possível prevenir?

Hábitos, principalmente de higiene, devem ser observados para se evitar a pneumonia. Um deles é lavar frequentemente as mãos sempre que usar o banheiro, assoar o nariz, usar o transporte público, ou mesmo quando vier da rua.

Evitar o tabagismo também deve ser prioridade na prevenção à pneumonia. Além disso, outras medidas para se proteger é manter um ambiente limpo, higienizado e principalmente sem umidade.

A umidade alta é prejudicial à saúde?
Sim, muito, principalmente a sua decorrência que é a proliferação microrganismos como fungos, responsáveis pelo surgimento de bolor e mofo.

A melhor forma de se manter a umidade nos níveis ideais, ou seja entre 50% e 60% conforme recomendado pela OMS – Organização Mundial da Saúde - é o emprego de desumidificadores.

MAIS DE 4,5 MILHÕES DE BRASILEIROS JÁ FORAM VÍTIMAS DE MENSAGENS FALSAS SOBRE VOUCHER DE R$ 600 DO GOVERNO...


FONTE:, Stephanie Tondo, https://extra.globo.com/
            
               

Criminosos têm se aproveitado da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus para fazer mais vítimas de golpes virtuais. O principal deles se utiliza do auxílio de R$ 600, aprovado nesta segunda-feira (dia 30) pelo Senado. Por meio de mensagens compartilhadas pelo WhatsApp, os golpistas enviam links maliciosos que, ao ser acessados, podem roubar dados das vítimas. Segundo o laboratório de segurança digital da PSafe, mais de 4,5 milhões de brasileiros já acessaram esses links sobre o "coronavoucher", mas o conteúdo deve ser apagado.

número de vítimas aumentou mais de quatro vezes em uma semana. No último dia 24, esse golpe tinha atingido cerca de um milhão de brasileiros. Na ocasião, o governo federal havia anunciado que pagaria aos trabalhadores informais um voucher no valor de R$ 200.

Na última quinta-feira (dia 26), porém, a Câmara dos Deputados aprovou o pagamento do auxílio com um valor maior, de R$ 600. As mulheres chefes de família vão receber R$ 1.200. O projeto foi aprovado nesta segunda-feira pelo Senado, e a expectativa é que seja sancionado nesta terça-feira (dia 31) pelo presidente Jair Bolsonaro. O pagamento será feito pela Caixa Econômica Federal.

Serão beneficiados todos os trabalhadores que não têm carteira assinada, como autônomos e microempreendedores individuais (MEIs).

Como funciona o golpe.
Os usuários recebem, por meio de aplicativos como o WhatsApp, uma mensagem sobre o auxílio de R$ 600 pedindo para que acessem um link e preencham um formulário para que então tenham direito ao saque. Essas mensagens podem ter sido enviadas por parentes ou amigos, que compartilham sem saber que se trata de um golpe.

Alguns dos links são:

auxilio-corona.info

auxiliocorona.com

auxiliocidadao.com

auxiliocidadao.archivezap.live/

bit.ly/AuxilioCidadao

A PSafe, no entanto, informou que existem diversos links por onde este ataque está sendo disseminado.

Grande parte dos links maliciosos têm o objetivo de roubar dados pessoais e financeiros das vítimas ou levá-las a páginas falsas para visualizar publicidades excessivas.

Saiba como evitar cair em golpes.
- Evite clicar em links de mensagens que ofereçam brindes, prêmios ou benefícios.

- Desconfie de informações sensacionalistas ou ofertas muito vantajosas e busque fontes confiáveis.

- No caso de mensagens que tratam de assuntos governamentais, como benefícios sociais e questões de saúde pública, busque a informação em sites oficiais, como do Ministério da Economia e do Ministério da Saúde.

- Não compartilhe mensagens sem antes verificar se a informação é verídica e se os links são seguros.

- Utilize soluções de segurança no celular que oferecem a função de detecção automática de 'phishing' (roubo de dados) em aplicativos de mensagem e redes sociais.

ENEM 2020: EXAME TERÁ VERSÃO DIGITAL...


FONTE: Da Redação, http://atarde.uol.com.br/

                 

Foi divulgado na manhã desta terça-feira, 31, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o edital para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A prova contará com uma versão impressa e outra online. Cerca de 100 mil pessoas poderão fazer a nova versão do exame.

As inscrições para as provas irão acontecer entre 11 e 22 de maio. As provas estão marcadas para os dias 1° e 8 de novembro. O acesso pode ser feito por meio da Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/) ou do Aplicativo Enem. O participante que optar por fazer o Enem 2020 impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.

O valor da taxa de inscrição será o mesmo da última edição, R$ 85, a quantia deverá ser paga até o dia 28 de maio. Os estudantes interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição, poderão, a partir do dia 6 de abril, realizar o pedido. Para isso os alunos devem preencher a pelo menos um dos três requisitos exigidos: Estar cursando a última série do ensino médio, em 2020, em escola pública declarada ao Censo Escolar.

Ter cursado todo ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário minimo e meio.

Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, devendo informar o número de Identificação Social (NIS), além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Os requerimentos e as justificativas de ausência na edição anterior devem ser feitas pela internet, na Página do Participante, com acesso pelo computador ou celular.