quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

CARNAVAL FORA DE ÉPOCA NO RIO PREVISTO PARA A SEGUNDA QUINZENA DE JULHO...

FONTE:, https://extra.globo.com/


Carnaval pelo menos duas vezes ao ano. Agora é oficial. O governador em exercício Cláudio Castro sancionou lei que inclui o carnaval fora de época em todo o Estado. Com a medida, o calendário de datas oficiais do Rio de Janeiro será alterado, incluindo o mês de julho em todo ano dentro do projeto intitulado “CarnaRio - Carnaval fora de época”.

De acordo com o texto publicado no Diário Oficial Extra da última terça-feira, a medida visa estimular o turismo e aquecer a economia com a criação de postos de empregos e venda de produtos e serviços.

A organização das comemorações relativas à data deverá contar com a participação das ligas, agremiações e blocos carnavalescos, e ainda da secretaria estadual de Cultura.

De acordo com o autor da lei, o deputado Dionísio Lins (PP), a segunda quinzena do mês de julho coincide com férias escolares praticamente em todo o país, o que atrairia o interesse de turistas em desembarcar na folia nas diferentes cidades do estado.

Outra vantagem da criação do evento, acredita o parlamentar, seria entrar no calendário nacional, assim como outros estados, que já possuem carnavais fora de época como atração turística.

O evento ainda não tem uma data estabelecida no mês para acontecer, além de detalhes de logística de segurança e medidas sanitárias em meio à pandemia. Ainda será também levantado quanto geraria, de fato, de retorno em turismo para o Estado.

O novo projeto de lei não tem nada a ver com o carnaval que pode acontecer este ano em julho, devido a pandemia do Covid-19. As datas prévias já foram definidas e a ordem dos desfiles das escolas de samba. Mas o evento só irá ocorrer, como garantiu os organizadores, caso a população esteja vacinada. Ainda precisa também ser votado em Brasília um feriado apenas para o evento de 2021.

Em fevereiro, mês em que habitualmente se celebra o Carnaval, já foi definido que a festa não acontecerá nas seguintes cidades: Belo Horizonte, Florianópolis, São Paulo, Salvador, Recife e Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário