quinta-feira, 20 de agosto de 2009

BRASIL ATROPELA CHINA, 'ELIMINA' RIVAL E MANTÉM LIDERANÇA NAS FINAIS DO GP...

FONTE: UOL Esporte, em São Paulo.

Antes temida, a China não tem feito frente ao Brasil no vôlei feminino neste início de ciclo olímpico. Na madrugada desta quinta-feira, as duas seleções se enfrentaram pela terceira vez no ano e, mais uma vez, as campeãs olímpicas levaram a melhor. Apesar de não encontrarem facilidades ao longo do jogo, as comandadas do técnico José Roberto Guimarães se impuseram e venceram as asiáticas por 3 sets a 0, parciais de 25-21, 25-20 e 31-29, pela segunda rodada da fase decisiva do Grand Prix, disputada em Tóquio, Japão.
A vitória, além de manter o Brasil no topo da classificação das finais, praticamente eliminou a China da briga pelo ouro. Foi a segunda derrota consecutiva do time (perdeu para a Holanda na quarta-feira), e o título depende agora de uma combinação muito improvável de resultados.No jogo desta quinta, o grande destaque da equipe brasileira foi a ponteira Natália. Em uma de suas melhores atuações no campeonato, a caçula da seleção esteve segura tanto no ataque quanto na defesa, que não é seu forte. A atacante foi a maior pontuadora do jogo com 19 pontos, seguida por Sheilla, com 16. O time titular ainda contou com Mari, Fabiana, Thaísa e Dani Lins, além da líbero Fabi. Regiane entrou nos dois primeiros sets para sacar, e Ana Tiemi e Joycinha apareceram na terceira etapa na tradicional inversão de rodízio.As brasileiras voltam à quadra na madrugada desta sexta-feira, às 3h30 (horário de Brasília). A equipe enfrenta a Alemanha, no terceiro encontro entre as duas equipes pelo Grand Prix 2009. Já a China encara a Rússia, à 1h30.
O jogo.
Após um início de jogo bastante equilibrado, o Brasil só conseguiu deslanchar no placar a partir do segundo tempo técnico. Com um rápido ataque de Thaísa, as campeãs olímpicas abriram cinco pontos de vantagem (20-15). As chinesas ainda reduziram a diferença para dois pontos, mas após uma bronca de Zé Roberto em um pedido de tempo, as brasileiras reagiram e fecharam o set com 25-21.O segundo set começou da mesma maneira que o primeiro, com a China no encalço do Brasil no marcador. O time verde-amarelo chegou primeiro ao intervalo técnico (8-7) e, após a parada, conseguiu abrir três pontos de vantagem (13-10). Cometendo erros de fundamento na defesa e na recepção, fato incomum em seleções asiáticas, as chinesas não conseguiram acompanhar o ritmo brasileiro. Tal como na primeira etapa, Zé Roberto fez apenas uma substituição, colocando Regiane para sacar. E em 24 minutos, o time fechou com 25-20.Para a terceira etapa, as chinesas, mesmo com a derrota nos sets iniciais, surpreenderam as brasileiras com um bom ritmo desde o começo. Com uma evolução no sistema defensivo, o time asiático assumiu a dianteira do marcador no primeiro tempo técnico (8-7) e chegou a abrir dois pontos de vantagem (10-8).As chinesas mantiveram-se à frente até a reta final, quando o Brasil conseguiu a virada com uma forte diagonal de Natália e um ace de Mari (19-17). A diferença chegou a subir para três pontos, mas o Brasil, com dois erros consecutivos, permitiu à China salvar dois match-points e empatar o jogo (24-24).Zé Roberto pediu tempo, mas o time continuou afobado em quadra e as chinesas viraram, em um erro de ataque de Fabiana (26-25). O técnico voltou a parar o jogo, e as brasileiras acordaram. A virada veio em um ataque de Natália (29-28), e o ponto final ficou para Thaísa e Mari, em um bloqueio duplo (31-29), sacramentando a segunda vitória brasileira nas finais do Grand Prix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário