sexta-feira, 21 de agosto de 2009

HGPV INICIA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM...


FONTE: Hospital Geral Prado Valadares (hgpvjequie@gmail.com)

A Direção de Enfermagem do Hospital Geral Prado Valadares inicia a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE); um importante recurso que o enfermeiro dispõe para utilizar seus conhecimentos científicos, técnicos e humanos em benefício dos pacientes na prestação de um cuidado de qualidade.
A SAE está respaldada pela Resolução COFEN nº 272/2002 e sua implementação deve ocorrer em toda instituição da saúde, pública ou privada, sendo uma atividade privativa do enfermeiro, que utiliza método e estratégia de trabalho científico para a identificação das situações de saúde/doença.
“Neste momento estamos fazendo uma reflexão mais profunda quanto à assistência de enfermagem desenvolvida pelos enfermeiros nas unidades de produção do HGPV, identificando conflitos e fazendo uma discussão sobre a finalidade deste trabalho”, comenta a Diretora de Enfermagem do HGPV Rita Adriana Santos.
De acordo com o Diretor do HGPV Gilmar Vasconcelos a Direção de Enfermagem está desenvolvendo ações inovadoras que possibilitou o início do processo de implantação da SAE, cujo objetivo é assegurar a melhoria da qualidade da assistência de enfermagem no hospital.
“Esta implantação iniciou a partir do dia 18 na UTI como projeto piloto e está sendo aplicado em dois pacientes para avaliação do processo, a próxima Unidade será a Clínica Neurológica”, informa a Coordenadora de Enfermagem da UTI Thais Larissa Oliveira.
Durante os meses de abril e maio foi realizado um ciclo de palestras sobre a SAE, organizado pela Direção de Enfermagem e pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HGPV, tendo ainda contado com a participação da Profª. Drª. Rita Boery do Departamento de Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

OBS.: MATÉRIA ENVIADA POR E-MAIL PELO DIRETOR DO HOSPITAL PRADO VALADARES – JEQUIÉ – BAHIA – BRASIL, SENHOR GILMAR VASCONCELOS, A QUEM AGRADEÇO A GENTILEZA COLABORAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário