sábado, 2 de janeiro de 2010

ALIMENTOS RICOS EM FRUTOSE AUMENTAM A PRESSÃO ARTERIAL, DIZ ESTUDO...

FONTE: Congresso da Sociedade Americana de Nefrologia (portaldocoracao.uol.com.br).

Um estudo apresentado no Congresso da Sociedade Americana de Nefrologia demonstrou que uma dieta rica em frutose, o mais doce dos açúcares naturais, pode aumentar o risco de hipertensão arterial. Os americanos consomem 30% a mais de frutose do que consumiam há 20 anos atrás.Uma consequência direta deste fato é a crescente epidemia de obesidade nos Estados Unidos.
Os autores do estudo avaliaram 4.528 adultos sem antecedentes de hipertensão arterial.A ingestão de frutose foi calculada utilizando um questionário dietético, o qual quantificava o consumo de alimentos ricos em frutose como os sucos de frutas, refrigerantes, produtos de panificação e confeitaria.A pressão arterial considerada normal entre os participantes do estudo era em torno de 120/80 milímetros de mercúrio (mmHg).
Os pesquisadores descobriram que os indivíduos que ingeriam mais de 74 gramas de frutose por dia, apresentavam chances 28% maiores de medidas da pressão arterial próximas a 135/85 mmHg. Também havia um aumento do risco de leituras maiores que 140/90 mmHg e 160/100 mmHg em 36% e 87% dos indivíduos, respectivamente.
"Estes resultados indicam que a ingestão de frutose sob forma de adição de açúcares, é significativa e independentemente associada com níveis mais elevados de pressão arterial", concluiram os autores do estudo, acrescentando que pesquisas futuras são necessárias para determinar se haveria uma redução da pressão arterial secundária a diminuição da ingestão de frutose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário