terça-feira, 12 de janeiro de 2010

ESTADO REALIZA SELEÇÃO PÚBLICA PARA 2.500 AGENTES DE COMBATE A ENDEMIAS...

FONTE: Thiago Pereira (TRIBUNA DA BAHIA).

A luta contra a dengue ganhou um importante reforço na segunda-feira (11), quando prefeitos de 98 municípios baianos assinaram um termo de compromisso para a realização de uma seleção pública que visa contratar 2.500 agentes de combate a endemias.
Com as novas contratações, o estado terá a disposição pouco mais de 6.700 agentes voltados unicamente para o combate à dengue. O número corresponde a 96,6% da equipe necessária para o controle ideal do Aedes aegypti no estado, segundo pesquisa realizada pela Secretaria da Saúde (Sesab).
De acordo com o governador Jaques Wagner, a seleção pública também deve contribuir para desprecarização dos vínculos de trabalho dos agentes. “Os agentes comunitários de saúde são a porta de entrada do SUS. Por isso estamos avançando na desprecarização, regularizando os vínculos empregatícios e realizando treinamentos. Sendo mais reconhecidos e qualificados, eles poderão contribuir de maneira mais eficaz no combate à dengue e a outras endemias, daí essa parceria entre o governo estadual e os municípios”, afirmou Wagner
Além de promover o reforço do quadro de agentes de endemias, a Sesab lançou a nova campanha publicitária de combate à dengue, cujo tema de 2010 é “Atitude. O Melhor Remédio Contra a Dengue”. A campanha estadual, alinhada à do Ministério da Saúde, visa a conscientização da população quanto à responsabilidade de cada cidadão em participar ativamente no controle da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário