sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

INFESTAÇÃO DA DENGUE SOBE EM SALVADOR...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
O Índice de Infestação Predial de Salvador subiu para 2,9%. É o que mostra o 1º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) de 2010, realizado entre os dias 4 e 8 de janeiro, para obter um diagnóstico da situação na cidade e subsidiar as ações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no combate ao mosquito. O índice anterior, divulgado em outubro de 2009, era de 2,6%.
Entre os criadouros preferenciais continuam liderando os tanques e tonéis (47,3%), seguidos por vasos e pratos de plantas (21,2%) e materiais inservíveis (13,9%).
A partir desses resultados, será elaborado o cronograma dos primeiros mutirões de limpeza do ano. Os faxinaços serão realizados nos bairros que registraram uma grande quantidade de material inservível, como garrafas, latas e outros objetos que permitem a concentração de água. No ano passado, foram realizados 46 mutirões, com o recolhimento de toneladas de lixo das ruas da capital baiana e a eliminação de focos e criadouros do mosquito em domicílios.
Os grandes atores dos mutirões são os agentes de combate às endemias, que visitam casa a casa buscando possíveis focos do mosquito e orientando os moradores como evitar a proliferação da dengue. Salvador conta hoje com 1.900 agentes, e mais trezentos novos profissionais foram convocados este mês para dar continuidade aos trabalhos do Centro de Controle de Zoonoses. Ao longo do ano, outros 882 agentes de endemias serão integrados à equipe municipal, totalizando 1.182 novos profissionais em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário