terça-feira, 26 de janeiro de 2010

MUNICÍPIOS COMEÇAM A SE MOBILIZAR PARA O CONCURSO CIDADE BAIANA DA CULTURA 2010...

FONTE: Thiago Pereira (TRIBUNA DA BAHIA).

Itabuna, Serrinha, Jequié, Itaparica, Santo Amaro, Vitória da Conquista. Os municípios baianos adotaram a ideia e iniciaram a mobilização para vencer o concurso Cidade Baiana da Cultura 2010, que visa o desenvolvimento social e econômico dos municípios baianos, através da valorização e promoção do seu patrimônio e diversidade cultural
A Gtrês, produtora do Grupo 3, responsável pela realização do projeto, já comemora a procura das cidades nesta primeira edição do concurso. As inscrições vão até o próximo dia 31 de janeiro.
Responsável por fazer da Bahia o primeiro Estado brasileiro que irá eleger a sua Cidade Cultural, André Reis, coordenador do concurso, comemora os primeiros resultados do projeto: “Recebemos telefonemas diariamente. As cidades estão animadas e interessadas em participar. Ficamos felizes com a receptividade do projeto no interior do Estado”, disse.
Com apoio de organizações da cidade, Jequié promete ser uma das grandes candidatas à Cidade Baiana da Cultura 2010. “Dar visibilidade estadual à nossa diversidade cultural e promover o fortalecimento da produção cultural jequieense, criando mecanismos de estímulo e apoio à toda cadeia produtiva da cultura local. Essa é a nossa expectativa", destacou Bené Sena, secretário municipal da Cultura e Turismo do município.
Entre os benefícios, a cidade escolhida ganha visibilidade através da divulgação de seus atrativos culturais e turísticos, atrai investimentos públicos e privados nos setores de turismo e serviços e conta com o apoio da Gtrês na assessoria e captação de recursos para a montagem de uma programação cultural a ser realizada pela cidade eleita durante o ano de 2010.
Inspirado no projeto de Melina Mercouri, ex-ministra da Grécia, a versão original promoveu diversas cidades da Europa com o título de Capital Européia da Cultura. No Brasil, onde o concurso só acontecia a nível nacional, já foram eleitas como capital cultural as cidades de Olinda – PE (2006), São João del Rei – MG (2007), Caxias do Sul – RS (2008), São Luís – MA (2009) e, agora, Ribeirão Preto – SP (2010). “O município baiano vencedor do concurso será um forte candidato a participar da versão nacional”, avisa Reis.
Para participar, as prefeituras devem enviar para a Gtrês uma carta - assinada pelo seu dirigente - anexa ao formulário de inscrição preenchido. Ficha e regulamento estão disponíveis no site www.cidadebaianadacultura.com.br . A Cidade Baiana da Cultura 2010 será eleita por uma Comissão. Para tanto, estão sendo convidados representantes da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, da Secretaria de Turismo do Estado, do Fórum de Dirigentes de Cultura, do Fórum Estadual de Turismo e do Conselho Estadual de Cultura. As cidades candidatas passam por uma pré-seleção entre os dias 08 e 26 de fevereiro. No dia 10 de março acontece a eleição oficial. O resultado será divulgado no site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário