quinta-feira, 25 de março de 2010

APRENDA TÉCNICA DE RESPEIRAÇÃO ANTIESTRESSE...

FONTE: Nicole Witek (www2.uol.com.br).

Entenda esta filosofia de vida e de saúde.
Distúrbios músculoesqueléticos, insônia, sintomas de ansiedade crônica que podem se tornar patologias duradouras e afetar tremendamente o organismo... Não dá para enumerar os efeitos que o estresse causa a longo prazo no organismo. A medicina hoje se defronta com um limite: o dos remédios cujos efeitos, se forem tomados durante um longo período, podem ser perigosos. Existe o risco de se acostumar ao medicamento e ficar dependente dele.A resposta do organismo ao remédio não é satisfatória. Engolir um remedinho não é “a” solução. Dizem que na França, onde eu nasci, de cada quatro pessoas, uma toma um remedinho contra o estresse. Porém, essa solução é transitória. Hoje sabemos que os efeitos colaterais podem ser muito graves. Um exemplo é o Prozac, medicamento que há mais de uma década foi anunciado como a salvação para os portadores de depressão e hoje sabemos que pode causar distúrbios do humor, transtornos do humor, pânico, depressão maior, distimia, entre outros. Mesmo que os remédios estejam proporcionando um efeito quase imediato, eles não tiram as causas que muitas vezes são relacionadas a problemas psicológicos.

APOIO PSICOTERAPÊUTICO E FITOTERAPIA.
Falando nisso, o contato com um terapeuta pode ser de grande ajuda devido ao fato de se trabalhar as emoções, liberando-as e restabelecendo a segurança pessoal básica, que talvez tenha desaparecido. Uma pessoa isolada dentro de seu estresse pode sofrer consequências dramáticas, diz o psicanalista Michel Thurin do Centro Hospitalar Universitário da Pitié Salpêtrière em Paris. O estresse acompanhado por um profissional é a forma mais segura de combatê-lo.Michel aponta o quanto a prevenção é importante quando se trata de estresse. Existem soluções suaves com base nas plantas, tais como a valeriana; o maracujá que tem propriedades sedativa, magnésio e vitamina B6, entre outras.Porém, há mais de dez anos, um método chamado Coerência Cardíaca* foi concebido por neurologistas e cardiologistas nos Estados Unidos. Esse método tem como base o uso da respiração para aquietar o ritmo do coração.Esse método pede emprestado às técnicas do relaxamento. Usa a respiração lenta e profunda, a visualização e a imagem mental positiva. Pode até ser praticada através da Internet.Experimente as técnicas propostas na Internet* e depois tente uma aula de yoga convencional e tradicional, você vai perceber que o yoga usa há milênios técnicas similares.

TÉCNICA DE RESPIRAÇÃO ANTIRESTRESSE.
Fique sentado, com a bacia no fundo do assento e a coluna ereta, foque sua atenção no meio do peito e aprofunde suavemente sua respiração pelas narinas. Imagine que quando o ar entra, você permite a oxigenação e o bem-estar de cada célula do corpo, e quando o ar sai do seu peito você distribui emoções de gratidão e felicidade para o planeta. Permaneça nessa atmosfera por, no mínimo, três minutos. Não existe “duração máxima”. Quanto mais tempo, melhor. Quando você quer terminar o exercício, volte em pensamentos ao seu dia de hoje, sinta sua atmosfera interna, perceba que houve uma mudança. É essa mudança que o tira do estresse, da ansiedade e o leva para um “país” onde só existe o aqui e agora. Em outras palavras, ansiedade e angústia aparecem seja por um pulo ao passado ou por um pulo ao futuro, onde nós queremos coisas que não existem mais ou ainda não foram vividas, perfeitas ilusões que levam à insatisfação. Ao focalizar sua atenção na respiração, nesse mesmo momento, você dá chances ao seu sistema de se reequilibrar. O yoga é considerado como um método integral de equilíbrio – quando se fala da moderna Coerência Cardíaca se fala de uma pequena porção do conjunto das técnicas de yoga. Mais uma vez, eu afirmo e confirmo que nada pode ser equivalente às técnicas de yoga, por ser um método integral de bem-estar onde se pratica também a Coerência Cardíaca.Evidentemente, todos esses métodos completam uma higiene de vida correta, uma alimentação saudável e um sono tranquilo. Complete praticando um yoga sensato e tranquilo. Fora essas bases não se tem salvação.

RELAXE DO ESTRESSE NA INTERNET.
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/291106/trecho_7passos.html
Procurei em português o equivalente desses exercícios. Infelizmente não achei! Mas pode ter certeza que se você praticar o exemplo que dei, você receberá os mesmos benefícios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário