quinta-feira, 5 de julho de 2012

710 CASOS DE CÂNCER DE BOCA EM 2012...



FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

O número de diagnósticos de câncer de boca na Bahia deve chegar a cerca de 710 em 2012, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Desse total, 230 somente em Salvador. Os homens são as principais vítimas e devem representar 69% dos casos.

De acordo com dados mais atualizados do Instituto, 6.510 pessoas morreram, no Brasil, em decorrência desse tipo de câncer em 2009. Desse total, 5.136 foram homens e 1.394, mulheres.

O câncer de boca acomete mais os homens acima dos 40 anos. Os fatores de risco mais conhecidos são o tabaco, o álcool, o vírus HPV e radiação solar. Além disso, segundo o Inca, observa-se em pacientes com câncer de boca uma higiene bucal deficiente.

Em 2010, o Inca registrou 100 óbitos na Bahia em decorrência desse tipo de câncer. Foram 13 mortes a mais do que as registradas dez anos antes.

Segundo a cirurgiã dentista Christiane Oliveira, do plano odontológico Odonto System, os primeiros sinais desse tipo de câncer podem ser identificados por dentistas nas visitas de prevenção. “Muitas vezes as lesões passam despercebidas ao longo dos anos e, quando tratadas tardiamente, exigem medidas invasivas e mutiladoras que podem levar o indivíduo até ao óbito”, afirma.

De acordo com a especialista, a falta de tratamento dentário pode provocar ou facilitar a incidência de câncer de boca. “Hábitos como a má higiene oral, focos de infecção, dentes quebrados, raízes e próteses mal adaptadas muitas vezes associados aos estilos de vida estão relacionados como fatores de risco para uma maior incidência do câncer bucal”, alerta.

Incidência no Nordeste – A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é que o câncer de boca represente 2,88% de todas as neoplasias diagnosticas no Nordeste em 2012. O número de casos este ano deve chegar a 2.550. Os homens devem ser as maiores vítimas com 1.640 casos.

No Brasil, a estimativa é que sejam diagnosticados 14.170 casos. O número representa 2,73% de todas as neoplasias previstas para este ano no País. Do total de casos, 9.990 devem ser registrados em homens e 4.180 em mulheres.

PREVISÃO DE CASOS NA BAHIA EM 2012.

Homens: 490, sendo 170 em Salvador

Mulheres: 220, sendo 60 em Salvador Fonte: INCA

QUE É O CÂNCER DE BOCA.

É o câncer que afeta lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, mucosa jugal (bochechas) palato duro (céu da boca) e língua (principalmente as bordas), assoalho (região embaixo da língua). O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior.

Prevenção.

- Tabaco: de acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 90% dos pacientes diagnosticados com câncer de boca eram tabagistas. O cigarro representa o maior risco para o desenvolvimento dessa doença, e o risco varia de acordo com o consumo. Ou seja, quanto mais frequente for o ato de fumar, maiores serão as chances de desenvolver câncer de boca.

- Etilismo: o consumo regular de bebidas alcoólicas aumenta o risco de desenvolver câncer de boca. A associação entre cigarro e bebidas alcoólicas aumenta muito o risco para câncer de boca.

- Vírus HPV: Pesquisas comprovam que o vírus HPV está relacionado a alguns casos de câncer de boca.

- Radiação solar: A exposição ao sol sem proteção representa um risco para o câncer de lábios.

SINTOMAS.

Os principais sinais que devem ser observados são:

l lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias

l manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha)

l nódulos (caroços) no pescoço

l rouquidão persistente

NOS CASOS MAIS AVANÇADOS OBSERVA-SE:

l Dificuldade de mastigação e de engolir

l Dificuldade na fala

l Sensação de que há algo preso na garganta

MITOS SOBRE CÂNCER DE BOCA:

O câncer é transmissível no beijo?

MITO Na maioria das vezes, ele é hereditário e predisponente a fatores extrínsecos e intrínsecos.

Só homem fumante com mais de 40 anos pode ser vítima?

MITO Há um número cada vez maior de mulheres e pacientes jovens que são acometidos pela doença. Qualquer pessoa pode ser vítima.

Bochecho com vinagre evita câncer?

MITO Bochechos com vinagre, sal e soluções a base de malva não curam câncer bucal em sua fase inicial. Muitas vezes esses agentes são irritantes, agressivos e agravam ainda mais a lesão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário