sábado, 14 de julho de 2012

AUMENTO DO DIESEL NA BOMBA PODE SUPERAR OS 4%...


FONTE: CORREIO DA BAHIA.

O novo reajuste de 6% começa a vigorar a partir desta segunda-feira (16).

A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) informou na sexta-feira (13) que a revenda de combustíveis foi avisada pela Shell Distribuidora (Raízen) de que o novo reajuste no diesel para os postos será de 6%, a vigorar a partir de segunda-feira (16).

O valor difere dos números divulgados pela Petrobras na quinta-feira (12), quando a estatal anunciou elevação de 6% na refinaria e impacto previsto de 4% na bomba. Até sexta, as outras distribuidoras não divulgaram de quanto será o reajuste.

Segundo cálculos da Fecombustíveis, a alta de 6% para o diesel nas refinarias aumentaria o preço de custo para os postos em 4% nos estados que adotam tributação com base no Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF) e em 5% naqueles que utilizam o regime Margem de Valor Agregado (MVA), como Bahia e São Paulo. Para a Fecombustíveis, o reajuste real nas bombas dependerá da alta repassada pelas distribuidoras, de quem os postos estão obrigados a comprar todo combustível comercializado.

A entidade ressaltou em nota que “o mercado é livre e competitivo em todos os segmentos, cabendo a cada distribuidora e posto revendedor decidir se repassará ou não ao consumidor os maiores preços, bem como em qual percentual, de acordo com suas estruturas de custo”.

Informou, porém, que entende ser imprescindível manter a sociedade informada, para que a revenda varejista não seja responsabilizada por alterações no preço ocorridas em outras etapas do mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário