FONTE: Folhapress, CORREIO DA BAHIA.
Esta
foi a última edição da Prova Brasil. A partir deste ano, o governo federal terá
um sistema próprio.
Mais da metade
das crianças brasileiras que cursam 3º ano do ensino fundamental estão
defasados em leitura. Em matemática, a situação é ainda pior: 67% das crianças
a não conseguem fazer contas básicas como deveriam fazer na sua idade. Os
resultados são da Prova ABC, da ONG Todas pela Educação, divulgados hoje.
De acordo com a
avaliação, aplicada no final do ano passado com 54 mil crianças do 3º ano do
ensino fundamental privado e público, 55% dos pequenos não têm proficiência
adequada em leitura. E, pior: quase 25% das crianças avaliadas em todo o país
não demonstram habilidades elementares como as de localizar informação num
texto. Por exemplo, não conseguem dizer quem é o personagem principal ou
identificar o tema de um texto curto. Os dados, claro, variam regionalmente.
Em São Paulo,
60,1% das crianças são proficiências em leitura. Já em Alagoas, Estado com pior
avaliação, esse índice cai para 21,7%. “Regiões mais pobres tendem a ter
índices piores. Mas isso não pode servir de justificativa. Temos de ter foco
nas crianças das regiões mais pobres”, analisa Priscila Cruz, diretora
executiva do movimento Todos pela Educação. “Uma das principais mensagens da
Prova ABC é a desigualdade educacional que começa logo no início do
fundamental. Essa desigualdade tende a se aprofundar nos anos seguintes”, diz
Cruz.
De acordo com a
especialista, o governo federal poderia suplementar mais ainda os estados mais
pobres. Boa notícia Os dados deste ano não são comparáveis com anos anteriores,
pois foram aplicadas em anos letivos diferentes. Mesmo assim, é possível notar
algumas boas notícias. Neste ano, o destaque é para Estado do Ceará.
Os índices
cearenses estão mais perto dos nacionais do que dos números do Nordeste. No
Ceará, 42,1% das crianças têm leitura adequada, por exemplo. O índice
brasileiro é 44,5%. No Nordeste é 30,7%. “O Ceará tem investido muito em
educação. É uma experiência positiva”, analisa Cruz.
Esta foi a
última edição da Prova Brasil. A partir deste ano, o governo federal terá um
sistema próprio, a ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização), aplicada
nacionalmente com alunos do 3º ano do ensino médio. A prova, explica a
assessoria de imprensa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais), do MEC, avaliará alfabetização e matemática. “A gente cumpriu o
objetivo, que é de chamar atenção do governo que é importante olhar para a
alfabetização”, diz Cruz.
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