sábado, 29 de junho de 2013

MUSCULAÇÃO MELHORA VIDA DE IDOSOS...

FONTE: Silvana Blesa, TRIBUNA DA BAHIA.

A musculação é febre entre os jovens que desejam um corpo definido, mas o grupo da terceira idade já começou a se preocupar com a saúde e muitos estão em busca de qualidade de vida para ter uma velhice saudável. Uma nova técnica de musculação do futuro não beneficia somente quem deseja manter o corpo em forma, mas, os idosos também podem adotar essa prática que garante o bem-estar e o fortalecimento dos músculos. Já é comprovado cientificamente que a musculação vai além da hipertrofia, sendo essencial para o processo de manutenção da saúde.

O fisiologista Paulo Gelatti, relata que o treinamento da musculação do futuro se baseia na eletroestimulação e na musculação convencional. “Essa técnica é um treinamento híbrido, que tem o conceito de juntar a eletroestimulação com o treinamento muscular, sendo indicado para quem deseja trabalhar dois tipos de contrações musculares, a voluntária e a involuntária”, afirma.

Quem está em busca de saúde, disposição e combater a osteoporose na terceira idade pode experimentar os benefícios da vibração mecânica na plataforma vibratória com eletroestimulação que foi baseado na técnica de treinamento híbrido.

De acordo com o especialista, essa técnica funciona como um processo fisiológico, chamado reflexo miostático. “É possível trabalhar musculaturas agonistas e antagonistas em equilíbrio, pois com a vibração existe uma harmonia nas contrações musculares beneficiando as articulações e ligamentos”, afirma o fisiologista.
É muito comum o idoso sofrer quedas ao realizar tarefas simples do dia a dia, por manter um desequilíbrio muscular, principalmente se a pessoa não tem o costume de andar, fazer exercícios ou subir escadas.
”Na terceira idade é normal perder 8% de força e principalmente de membros inferiores. Além disso, com o avanço da idade esse valor pode aumentar até 50%, o que contribui para a osteopenia, perda de massa óssea em idosos além de perder massa muscular magra”, acrescenta o especialista. Mas com a musculação do futuro esses resultados relacionados à perda de força e massa muscular podem ser modificados.
“Com a musculação é possível dar uma intensidade para o músculo e preservar a articulação pela falta da presença de carga, aumentando o tônus muscular das coxas, glúteos, e abdômen, combatendo o envelhecimento”, ressalta o especialista.

Apesar de fortalecer os músculos, a musculação do futuro diminui o percentual de gordura corporal, ou seja, emagrece, pois seu gasto calórico é muito elevado.


Nessa faixa etária o metabolismo reduz e ocorre um aumento no acúmulo de gordura, principalmente na cintura, que pode trazer riscos a saúde, como problemas cardíacos. Os benefícios da musculação vão além de manter uma boa qualidade de vida, mas também ajuda endurecer o bumbum. O treinamento consegue definir e modelar o bumbum com mais intensidade, diminuindo a flacidez. Essa técnica vem sendo usada em várias academias do Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário