sábado, 29 de junho de 2013

COMO MANTER A FORMA NO INVERNO...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
        

Com o frio se aproximando, as refeições começam a ficar mais calóricas e a prática de atividade física acaba sendo deixada de lado por conta da preguiça. Nessa época, para manter a temperatura ideal, o corpo gasta mais calorias e por isso a fome é maior para poder compensar todos esses gastos. Para manter a forma no inverno, é preciso seguir uma alimentação saudável  e sem exageros, além de incluir alimentos termogênicos que ajudam a aumentar a temperatura corporal e o gasto de calorias para suprir a demanda de energia.

O gengibre, chá verde, óleo de coco, pimenta e as sementes de chia e linhaça são alimentos que auxiliam no controle da massa corporal, por promoverem maior saciedade e aumento do efeito termogênico durante a digestão. “Mas vale lembrar que os termogênicos e os alimentos que promovem saciedade complementam a alimentação, sendo coadjuvantes para o emagrecimento. Para redução da massa corporal, vale a velha fórmula: alimentação equilibrada e atividade física”, afirma a nutricionista Tatiana Camacho Barão, da Naturalis. Por isso, a dieta deve ser variada, equilibrada e nunca restrita a apenas determinados grupos alimentares.
Abaixo, algumas sugestões de termogênicos e alimentos com alto poder de saciedade para incrementar o cardápio:

O óleo de coco tem fácil digestibilidade e pode ajudar na redução da cintura abdominal e aumento do colesterol bom. Esse óleo é composto por ácido láurico, importante para ação antibacteriana e antiviral. Pelo efeito termogênico, o óleo de coco ajuda na manutenção da massa corporal.

O gengibre ajuda no aumento da temperatura corporal e do metabolismo e no reforço do sistema de defesa, além de ter compostos antioxidantes, como o gingerol.
O chá verde oferece polifenois com ação anti-inflamatória e antioxidante, e cafeína com ação termogênica. Diversos estudos demonstram que o consumo diário de 3 a 4 xícaras (chá) de chá-verde auxilia na redução da massa corporal por meio do aumento da taxa metabólica.
A pimenta ajuda a ativar o metabolismo e a melhorar a produção de energia, aumentando a disposição. Além disso, é rica em capsaicina, uma substância que favorece a quebra de gordura no tecido adiposo, e aumenta a temperatura corporal, colaborando para a queima de calorias.

O guaraná em pó acelera o metabolismo e aumenta a temperatura do corpo, facilitando a queima de gordura. A cafeína e as outras xantinas do guaraná promovem aumento dos batimentos cardíacos e da frequência respiratória e, por isso, aumentam a taxa metabólica do organismo.

A chia ajuda no bom funcionamento do intestino por conter fibras solúveis e insolúveis. As primeiras formam um gel em contato com a água e tornam mais lenta a digestão, promovendo a sensação de ‘estômago cheio’, além de reduzirem a absorção de carboidratos e lipídeos. Já as insolúveis melhoram o funcionamento do intestino, pois aumentam o volume do bolo fecal e reduzem o tempo de trânsito intestinal.
A semente de linhaça dourada  moída é indicada para a saciedade e para o funcionamento intestinal. Ela é rica em ômega-3, tem ação anti-inflamatória e é essencial para a saúde cardiovascular, cerebral e para o controle da massa corporal.


-- Sugestão de receita: Chá Verde Termogênico com Gengibre e Chia.

Rendimento: 3 xícaras de chá

Ingredientes

350 ml de água pura
1 colher de sopa de chá verde 
1 cm de gengibre em lascas
1 canela em pau (pequena)
3 colheres de chá de semente de chia
Suco de 1 laranja pera


Modo de preparo.

Ao ferver a água, adicionar gengibre e canela, deixar fervendo por mais 5 minutos e desligar. Colocar o chá verde, deixando em infusão por 10 minutos. Após a infusão, adicionar o suco de uma laranja. Ao servir, adicionar as sementes de chia em cada xícara e consumir em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário