terça-feira, 10 de setembro de 2013

AMIGDALITE: O QUE É, SINTOMAS E TRATAMENTOS

FONTE: Beatriz Helena (www.outramedicina.com).
     

Falta de apetite, mal estar dor e febre podem ser sintomas da uma infecção de garganta. A amigdalite é uma doença causada por bactérias ou vírus e que é muito comum aparecer no inverno, já que o sistema imunológico é agredido pela mudança de temperatura. Crianças costumam ter dor de garganta com mais frequência.

O que é?

  A amigdalite é a inflamação das amídalas, gânglios linfáticos que ficam na parte superior da garganta e protegem todo o organismo de infecções ou inflamações provenientes de bactérias, vírus ou fungos. As amídalas funcionam como um filtro de germes que, se entrassem no organismo, poderia prejudicar o funcionamento dele.

Quando estes gânglios ficam cheios de vírus, bactérias ou fungos e o sistema imunológico está fraco, é normal que inflamam ou infeccione. A infecção algumas vezes pode passar das amídalas para a faringe ou laringe, provocando amigdalite, faringite ou laringite.

Existem quatro tipos de amigdalites: a bacteriana, que é causa por determinados tipos de bactéria; a viral, que é causada por vírus; a aguda, que são mais comuns e duram até dois meses; e a crônica, que dura mais de dois meses ou aparece com frequência. Em muitos casos, se a amigdalite é crônica, é recomendado que o paciente faça uma cirurgia para retirar as amídalas.

Sintomas.

  • Febre
  • Dor na garganta
  • Dificuldade para engolir
  • Perca de apetite
  • Dor de cabeça
  • Alteração na voz
  • Glândulas inchadas no pescoço ou mandíbula

Tratamento.

   

O tratamento da amigdalite é feito com antibióticos, porém só após uma consulta com um especialista é possível determinar o tipo de remédio e a dosagem a ser ingerida. Os remédios podem ser injetáveis ou de uso oral, como xaropes ou comprimidos. É de extrema importância tomar por todo o tempo prescrito mesmo depois do desaparecimento dos sintomas para que a infecção na garganta não volte ainda mais forte e agressiva.

Tomar analgésicos vendidos sem receita ou pastilhas especificas para o tratamento de dor de garganta também podem ajudar a amenizar a dor.

Remédios caseiros podem aliviar a dor, porém, não anulam a visita a um profissional de saúde. Ingerir muito líquidos, não tomar ou comer bebidas e alimentos muito quentes e fazer gargarejos constantes com salmoura morna podem contribuir para a cura da dor de garganta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário