segunda-feira, 9 de setembro de 2013

CRESCE O NÚMERO DE IDOSOS NA BAHIA...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

O aumento da expectativa de vida dos homens, que era de 71 anos no período de 2005 a 2010, para 76, entre 2025 e 2039, é um dos resultados do estudo ‘Projeções Demográficas para a Bahia 2010-2030’. Tomando-se por base estas mesmas datas, a expectativa de vida das mulheres também subiu, de 77 para 81 anos. 
O estudo foi elaborado pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional de Minas Gerais (Cedeplar), órgão especializado em projeções demográficas, e analisado pela Coordenação de Pesquisas Sociopopulacionais da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan).
A pesquisa divulgada na última sexta-feira pela SEI, em Salvador, também indica a redução do incremento populacional entre 2010 e 2030, o que refletirá em uma diminuição do ritmo do crescimento populacional na Bahia.

Até 2030, as projeções apontam que a população baiana ultrapassará os 16 milhões, mas que questões como migração, queda de fecundidade e envelhecimento populacional contribuirão para a tendência de declínio do crescimento da população.
O declínio da fecundidade influenciará bastante no perfil da população baiana nos próximos anos. Isso porque a população dos grupos etários mais jovens (menos de 15 anos) diminuirá a sua influência na estrutura etária, e aumentará o peso relativo da população idosa (mais de 65 anos). 

De acordo com o diretor-geral da SEI, Geraldo Reis, “o envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida dos homens e mulheres baianos demandará, segundo o estudo, uma forte demanda de serviços ao idoso, o que pode mudar o foco das políticas de seguridade social, saúde e educação. Deste modo, iniciativas voltadas à população idosa (acima de 60 anos) serão cada vez mais importantes no âmbito das políticas públicas, enquanto ocorrerá menor pressão para as demandas relacionadas à infância e à adolescência”.

Idades intermediárias.
Segundo dados da pesquisa, a população das idades intermediárias, no entanto, permanecerá com o maior peso relativo na estrutura etária, e esse peso será incrementado durante o período.
A etapa chamada de transação demográfica (em que a maior parte da população encontra-se no grupo etário potencialmente produtivo – 15 a 64 anos) pode configurar um potencial demográfico favorável ao crescimento econômico.
Na Bahia, em 2010, o grupo de 60 ou mais anos de idade era composto por cerca de 1,4 milhão ou 10,3% do total, enquanto que o grupo de 0 a 29 anos de idade somava aproximadamente 7,6 milhões ou 54% do conjunto da população. Já em 2030, estes valores serão, respectivamente, 16,7% e 40,7% do total da população, refletindo a redução na base da pirâmide e o alargamento no topo da pirâmide etária. 

Na próxima semana, a SEI divulga as projeções demográficas para os territórios de identidade e municípios. Décadas atrás, o crescimento natural da população brasileira era bastante elevado e relativamente constante e a Bahia não era exceção. Exemplo são as alterações no perfil demográfico, como redução da mortalidade e maior expectativa de vida, que ocorreram de forma muito acentuada a partir da década de 80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário