FONTE: Agência Brasil, CORREIO DA BAHIA.
Os
equipamentos são utilizados para atualizar todas as informações sobre a entrega
de encomendas
O carteiro
Francisco Ramos dos Santos, de 35 anos, trabalha entregando cartas e encomendas
há dez anos. Há alguns meses, ele usa um aparelho celular com acesso à internet
móvel (smartphone) para atualizar todas as informações sobre a entrega de
encomendas que faz durante o dia. Com isso, os usuários poderão ter
informações mais precisas sobre o status do seu pedido.
“Os usuários
vão receber mais rápido, em tempo real. No momento da entrega, a pessoa já está
sabendo a hora em que foi feita”, diz o carteiro.
Cerca de 2 mil
profissionais de todo o país já estão utilizando smartphones para atualizar em
tempo real as informações sobre a entrega de encomendas. Na primeira fase, os
equipamentos são usados para o serviço Sedex 10, mas a previsão é que a
ferramenta seja utilizada para os demais serviços de entrega registrada.
Com o uso do
aplicativo pelo carteiro, o cliente tem informações na internet no exato
momento em que a entrega ocorre. Atualmente, essa atualização só é feita ao fim
do dia, quando o carteiro retorna para a central de entrega. A mudança também
deverá gerar economia de papel, já que a lista de entregas do dia será
disponibilizada no próprio smartphone.
A nova tecnologia também agiliza o trabalho.
Ramos diz que antes levava cerca de 40 minutos para fazer a prestação de contas
da entrega das encomendas, processo que agora leva um minuto.
“Antigamente, a
gente chegava aqui nos Correios, tinha que aguardar em uma fila para fazer uma
prestação de contas. Alguém organizava a fila, pegava de um em um e ia dando
baixa manualmente. Hoje não, a gente chega, a gente mesmo dá baixa e não
precisa de ajuda de ninguém”, explica.
Os smartphones utilizados pelos carteiros têm um
mecanismo de segurança que bloqueia remotamente seu funcionamento em caso de furto ou roubo. Os carteiros receberam um
treinamento para usar os equipamentos. Mas, na avaliação de Santos, não foi
difícil aprender. “Foi muito fácil, não tem segredo não”.
Os carteiros
estão usando o sistema nos 14 estados onde o Sedex 10 está disponível: Goiás,
Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de
Janeiro, Pernambuco, Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul, Ceará e Espírito Santo,
além do Distrito Federal. A segunda fase do projeto, em processo de
contratação, prevê a utilização da ferramenta para os demais serviços de
entrega sob registro.
Os serviços de
telefonia celular (voz e dados) e aparelhos de smartphones em sistema de
comodato foram contratados por meio de pregão eletrônico. A previsão dos
Correios é investir R$ 3 milhões até o fim do ano com a implantação de
sistemas, a compra de softwares e tecnologia da informação e o treinamento de
funcionários.
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