terça-feira, 10 de setembro de 2013

TERÇOL: O QUE É, SINTOMAS E TRATAMENTO...


    

Olho inchado, dolorido e com uma pontinha amarelada certamente é terçol. A doença, que raramente traz complicações, nada mais é que alguma glândula entupida pelo óleo produzido pela pele. Sem necessidade de nenhum tratamento, o organismo drena os nódulos sozinhos e os sintomas duram, em média, cinco dias.

O que é?

O terçol, também conhecido como hordéolo, é uma doença caracterizada pela obstrução de algumas das glândulas da pálpebra. Geralmente bem próxima aos cílios e que, entupidas com óleos naturais produzidos pela pele, inflamam e formam um abscesso - pontinho amarelo no olho.

Crianças e pessoas com pele oleosa são mais propícias a desenvolverem o problema. Nos adultos, a excessiva produção de óleo, tempo seco, noites mal dormidas e o uso contínuo e indevido de maquiagem podem ser causas do terçol. Já nas crianças, além da oleosidade, a falta de higienização dos olhos e o constante contato da mão suja favorecem o surgimento da doença.

A doença pode aparecer durante o ano todo, porém, no inverno, como a umidade do ar diminui, os olhos ficam mais secos e os casos são mais recorrentes. Embora a inflamação cause dor e vermelhidão, não deve ser confundida com a conjuntivite.

Sintomas.

  • Dor nos olhos
  • Vermelhidão
  • Inchaço
  • Presença de um ou mais pontinhos amarelos
  • Aumento da sensibilidade
  • Lacrimejamento

Tratamento do terçol.

    
Para tratar o terçol ou evitar que ele apareça, alguns cuidados são indicados. A higiene das mãos é imprescindível para que os olhos não sejam contaminados. Lavar os olhos duas vezes por dia também evita que as glândulas sejam obstruídas.

O sono é importante, mas para prevenir o terçol é importante higienizar os olhos logo ao acordar. Segundo a oftalmologista Erika Silvino Rodrigues, do complexo hospitalar Edmundo Vasconcelos, “durante o sono os olhos produzem uma quantidade da parte aquosa da lágrima, isso aumenta a oleosidade local e favorece o surgimento do terçol. Devido a isso, realizar a limpeza dos olhos logo pela manhã reduz a possibilidade de inflamações”.

Utilizar maquiagens de qualidade e retira-las sempre que usar também é importante. “O uso de maquiagem ao redor dos olhos sem limpeza adequada, bem como produtos vencidos, são outros fatores que podem levar a obstrução dos poros desencadeando o terçol”, explica a especialista.

O terçol não é transmissível, porém, embora na maioria dos casos o organismo drene os nódulos sozinho, existem casos em que é preciso utilizar colírios ou pomadas de antibiótico com corticoide. Se o caso evoluir, microcirurgias podem ser indicadas.

Alguns tratamentos caseiros podem acelerar a drenagem do local, entre eles compressas de água morna ou ainda com folhas de goiabeira e coentro.

Dicas para evitar o terçol.

  • Lavar as mãos antes de tocar nos olhos;
  • Higienizar pálpebras sempre que acordar;
  • Dormir o suficiente para que os olhos produzam a lubrificação necessária;
  • Lavar os olhos duas vezes por dia;
  • Ingerir alimentos ricos em ferro, magnésio, cálcio e vitaminas;
  • Não espremer os nódulos;

Nenhum comentário:

Postar um comentário