domingo, 2 de março de 2014

ESTÁ DEPRIMIDO? SAIBA O QUE FAZER...

FONTE: Redação (www.universal.org).

Entenda como reforçar o seu cérebro contra a depressão e seus sintomas.

                

A fé oferece proteção para o cérebro em relação à depressão e seus sintomas, mesmo em pessoas com tendência à doença. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela psiquiatra Myrna Weissman, professora da Universidade de Columbia e chefe do departamento de epidemiologia clínico-genética do Instituto Psiquiátrico do estado de Nova York, nos Estados Unidos.
Na pesquisa, Myrna detectou que o córtex cerebral, a parte externa do órgão, é mais grosso nas pessoas que praticam a fé e exercitam seu lado espiritual, ao contrário das que não dão atenção a isso. Essa característica gera maior resistência física e psicológica contra a depressão.
Em entrevista à Reuters Health, a médica contou que nossas crenças e humores são refletidos em nosso cérebro e, com novas técnicas de imagem, agora podemos ver isso. “O cérebro é um órgão extraordinário. Ele não só controla, mas também é controlado por nosso humor”, revela. Em palavras simples, a cientista mostra um grande perigo: quando nos sujeitamos às emoções, elas é que mandam – mas nós é que arcamos com as consequências. Mais uma prova de que a emoção deve ser controlada para não atrapalhar nossas vidas.
A afirmação da médica norte-americana vem em concordância ao que ensina o bispo Edir Macedo em seu blog: “Não saber separar o lado emocional do espiritual tem efeito desastroso na vida cristã. E, porque Deus é Espírito, não se pode confundir adoração emotiva com adoração em espírito. Adoração emotiva envolve pura emoção. As pessoas choram, fazem juras de amor e se rendem às paixões da fé sensacionalista regada pela música apelativa.”
            
O córtex, como uma “casca” do cérebro, é feito de massa cinzenta, com suas dobras características. Certas áreas dele são importantes centros de atividade neural para processos como percepção sensorial, linguagem e emoção. No princípio dos estudos, Myrna e seus colaboradores detectaram que quem possuía essa parte do órgão mais espessa tinha mais resistência à depressão. Num segundo momento, detectou que as pessoas com essa qualidade exerciam mais a fé que aquelas com o córtex mais fino.
Importante: Myrna Weissman deixa claro em seu estudo que a fé influencia na espessura do córtex cerebral, o que não quer dizer que ter o córtex mais grosso leva a pessoa a ter mais fé. O espiritual influencia no físico, e não o contrário.
O interessante é que muitos dos participantes do estudo eram filhos ou netos de pessoas com depressão, o que aumenta muito o risco da doença. A prática da fé fez diferença na proteção cerebral desses pacientes de uma maneira mais forte ainda, segundo a pesquisa.

A ciência comprovou que a expressão “exercitar a fé” não é só no sentido figurado. Fortalece o espírito, a mente e até o corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário