terça-feira, 28 de junho de 2016

DIETA CERTA TRAZ ENERGIA E COMBATE A INDISPOSIÇÃO...

FONTE: Carmen Vasconcelos (carmen.vasconcelos@redebahia.com.br), CORREIO DA BAHIA.

Esgotamento físico sem motivo é sinal de alerta para saúde mental.
Festejos juninos chegaram ao fim e, com o Inverno, o tempo mais friozinho e a chuva, é natural uma vontade maior de ficar na cama, uma certa preguiça para encarar a academia e a indisposição para as tarefas do cotidiano. O problema é quando a desmotivação passa a impactar as atividades diárias e retira toda a disposição para se movimentar. 
De acordo com a psiquiatra da Clínica Holiste e professora  da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Fabiana Nery, o cansaço e a fadiga possuem sintomas extremamente parecidos. “No entanto, quando esse esgotamento surge sem nenhuma razão aparente e permanece mesmo após o descanso, vale a pena verificar o que está por trás dessa situação”, orienta a médica. 
Ela lembra que um corpo hidratado e alimentado, dificilmente estará fadigado, a menos que haja deficiência de minerais e vitaminas e um quadro de anemia. “No entanto, é importante salientar que a fadiga pode estar associada aos distúrbios psicológicos como o estresse e a depressão e, nessas situações, a falta de disposição sempre vem associada às alterações no sono, perda de apetite, falta de prazer em atividades que antes traziam satisfação, mudança de comportamento”, lembra.

Nutrientes.
A ingestão de carboidratos tem papel fundamental na oferta de energia. Por isso, a nutricionista Sinara Menezes alerta: “Privar-se desse tipo de alimento ou reduzir drasticamente sua oferta pode comprometer a força necessária para desempenhar atividades diversas. Levando a situações adversas como perda de massa muscular e a consequente queda do metabolismo, situação em que o corpo reduz o ritmo das funções orgânicas a fim de preservar a energia para as funções vitais”, explica.
A deficiência de ferro pode acarretar no surgimento da anemia, que é quando a concentração de glóbulos vermelhos no sangue é reduzida drasticamente, comprometendo o transporte de oxigênio no organismo. 
Falsos vilões.
Rotuladas como vilãs, as gorduras também são indispensáveis, mesmo nas dietas de perda de peso. Além de serem outra fonte importante de energia para o corpo, algumas vitaminas dependem da presença de lipídeos para ser absorvidas pelo organismo. 
A nutricionista Joyce Souza lembra que a alimentação precisa ser vista de modo mais responsável, uma vez que ela é fundamental para a oferta de energia para o corpo. “O cansaço e a fadiga podem ser evitados com uma dieta à base de alimentos ricos em vitaminas C, D e E, além de caboidratos complexos, como as raízes (batata doce, aipim e inhame)”, ensina Joyce, lembrando que comer a cada três horas também é um bom aliado contra a fadiga e ainda ajuda a emagrecer. “O que as pessoas realmente devem evitar são as dietas muito restritivas que só favorecem a perda de peso enquanto ela é feita, mas promovem a perda de nutrientes e de massa magra”, completa.
Ela diz ainda que uma alimentação ideal, que não vai comprometer o peso e, de quebra, ainda dará uma energia extra, prioriza alimentos complexos como os integrais, as saladas com verduras e folhosos e não abre mão de alimentos ricos em selênio e magnésio, a exemplo das castanhas, couve manteiga, brócolis, amêndoas e nozes. “É importante salientar que fibras e as frutas devem ser priorizadas, pois elas ajudam a limpar o organismo de toxinas e favorecem o funcionamento do intestino que, por sua vez, faz o trabalho de depurar as impurezas, facilitando a absorção de nutrientes”, esclarece. Quem malha não pode abrir mão das proteínas, que são elementos construtores de fibras musculares. “Vale priorizar o frango, peixe, queijo e, se possível for, vale evitar as carnes vermelhas e as leguminosas à noite”, finaliza.  

A nutricionista do Vigilantes do Peso Renata Migueis complementa ressaltando que alimentos estimulantes e termogênicos também podem ser incluídos na alimentação diária para aumentar a disposição para a prática de atividades físicas e para dar uma incrementada no gasto energético. “Café, chá verde e guaraná em pó são conhecidos estimulantes por conter cafeína. Mas atenção: existem pessoas sensíveis à cafeína que podem sofrer palpitações, insônia, azia e dor de estômago, por isso, esses alimentos e bebidas devem ser consumidos com moderação e sob orientação”, justifica, lembrando que a canela, gengibre e pimenta, por exemplo, são termogênicos que estimulam o gasto energético e podem dar uma força no processo de emagrecimento, se aliados à prática de hábitos de vida saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário