quinta-feira, 23 de junho de 2016

SOLUÇÕES CASEIRAS PODEM AGRAVAR LESÕES POR QUEIMADURA...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.


Neste período ocorre um aumento significativo do número de explosões com sequelas, principalmente nas mãos.

Quem nunca soltou estrelinhas, rojões ou pulou uma fogueirinha durante o São João? As brincadeiras com os fogos de artifício costumam fazer a alegria de crianças e adultos, mas o uso inadequado e sem proteção pode provocar prejuízos à saúde. De acordo com o cirurgião plástico do Hospital São Rafael (HSR), Giuseppe Greco, neste período ocorre um aumento significativo do número de explosões com sequelas, principalmente nas mãos.
As queimaduras são muito comuns também em locais que ocorrem as chamadas ‘guerras de espada’. Na correria para prestar assistência, algumas pessoas costumam dar soluções caseiras para amenizar a dor, enquanto buscam emergências. Recursos como colocar manteiga, creme dental e gelo no local, podem dar a sensação de alívio, mas dificultam a avaliação médica e podem agravar a lesão.
Segundo o especialista, a primeira medida a ser adotada é afastar a vítima da fonte de calor, lavar o local com água corrente e manter um pano limpo e úmido no local atingido, de preferência com água gelada, protegendo o lugar da queimadura. “O Hospital São Rafael, por exemplo, é uma das poucas unidades de saúde privada referência para o atendimento aos  queimados”, afirma Greco.

A cirurgia plástica, nesse momento, passa a ser mais do que um recurso de estética e se torna indispensável para tratar as sequelas, embora não façam com que desapareçam. O médico dá ainda algumas dicas que as pessoas curtam os festejos juninos, sem dor de cabeça. “A recomendação é usar vestes como casacos jeans e evitar roupas de nylon. Também é aconselhável usar proteção nas mãos como luvas grossas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário