FONTE: Do UOL, em São Paulo (economia.uol.com.br).
A Coca-Cola, a
PepsiCo e a Ambev (fabricante do Guaraná Antártica, Soda e Sukita) anunciaram
na quarta-feira (22) que vão deixar de vender refrigerantes para escolas com
alunos de até 12 anos de idade.
Segundo as três
empresas, os refrigerantes devem parar de ser vendidos nas escolas a partir de
agosto.
Em lugar da bebida,
serão vendidos nas cantinas escolares apenas água mineral, suco com 100% de
fruta, água de coco e bebidas lácteas que atendam a critérios nutricionais
específicos. Novos produtos lançados pelas empresas poderão ser incluídos, no
futuro, seguindo essas referências.
A iniciativa, de
acordo com as empresas, tem o objetivo de combater a obesidade infantil. As
fabricantes justificam que, no momento do recreio, os alunos vão à cantina da
escola sem orientação ou a companhia de responsáveis e podem acabar consumindo
açúcares em excesso.
"Crianças abaixo
de 12 anos ainda não têm maturidade suficiente para tomar decisões de
consumo", informaram em nota.
A política valerá
para as cantinas que compram diretamente das fabricantes e de seus
distribuidores. As empresas também pretendem fazer ações de sensibilização para
que supermercados, atacados e outros estabelecimentos não vendam suas marcas de
refrigerante para as escolas.
Leia a íntegra do
comunicado das empresas:
"A obesidade
é um problema complexo, causado por muitos fatores, e as empresas de bebidas
reconhecem seu papel de ser parte da solução. A partir de agosto, a Coca-Cola
Brasil, a Ambev e a PepsiCo Brasil vão ajustar o portfólio de bebidas vendidas
diretamente às cantinas de escolas no país. A principal mudança é que as
empresas venderão às escolas para crianças de até 12 anos (ou com maioria de
crianças de até essa idade) apenas água mineral, suco com 100% de fruta, água
de coco e bebidas lácteas que atendam a critérios nutricionais específicos. O
novo portfólio tem como referência diretrizes de associações internacionais de
bebidas. Novos produtos lançados pelas empresas poderão ser incluídos, no
futuro, seguindo essas referências.
No momento do
recreio, os alunos têm acesso às cantinas escolares sem a orientação e a
companhia de pais e responsáveis, e crianças abaixo de 12 anos ainda não têm
maturidade suficiente para tomar decisões de consumo. Coca-Cola Brasil, Ambev e
PepsiCo Brasil entendem que devem auxiliar os pais ou responsáveis a moldar um
ambiente em escolas que facilite escolhas mais adequadas para crianças em idade
escolar, assim como estimular a hidratação e a nutrição, contribuindo para uma
alimentação mais equilibrada.
A escolha do
portfólio no Brasil também foi baseada em conversas com especialistas em saúde
pública, alimentação e nutrição, além de profissionais e instituições ligadas
aos direitos das crianças. A política valerá para as cantinas que compram
diretamente das fabricantes e de seus distribuidores. Em relação às demais,
aquelas que se abastecem em outros pontos de venda (supermercados, redes de
atacados e adegas, por exemplo), haverá uma ação de sensibilização desses
comerciantes por meio da qual todos serão convidados a se unir à iniciativa.
As três
companhias também estão trabalhando com a ABIR (Associação Brasileira da
Indústria de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas) para que essas diretrizes
de venda de bebidas a escolas sejam um compromisso de todo o setor."
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