segunda-feira, 20 de junho de 2016

ORAÇÃO REALMENTE FUNCIONA PARA AJUDAR ALCOÓLATRAS, DIZ PESQUISA...

FONTE: Redação RedeTV! (www.redetv.uol.com.br).


Um estudo realizado por pesquisadores da "NYU Langone Medical Center" afirma que as orações podem, efetivamente, ajudar a reduzir os desejos pelo álcool quando confrontadas com uma situação de estímulo. As informações são do "DailyMail".

A pesquisa explorou a fisiologia do cérebro de pessoas envolvidas há anos em programas de recuperação. Vinte participantes que foram recrutados recitavam orações após verem imagens relacionadas ao álcool. Ao serem questionados, relataram sentir menos vontade de beber, além de exibir um aumento da atividade em regiões do cérebro que controlam a atenção e a emoção.

Os indivíduos foram colocados em um scanner de ressonância magnética e, durante o processo, fotos de bebidas alcoólicas ou de pessoas bebendo estavam sendo mostradas. Cada imagem foi passada duas vezes.

Segundo os pesquisadores, o desejo pelo álcool diminui após os membros recitarem a oração. "Nossas descobertas sugerem que a experiência do AA, ao longo dos anos, tinha deixado esses membros com uma capacidade inata de usar oração para minimizar o desejo do álcool", disse Marc Galanter, professor de psiquiatria e diretor da Divisão de Alcoolismo e Abuso de drogas na NYU Langone.

Com os dados das ressonâncias, a equipe também foi capaz de detectar respostas físicas no cérebro. Eles observaram alterações no córtex pré-frontal – região do cérebro que controla a atenção – e em locais que controlam a emoção e a "reavaliação semântica" da emoção.


Galanter tem estudado o papel da espiritualidade em membros do AA ao longo de uma década e constatou que os membros experimentaram um “despertar espiritual”, que marca a transição para uma atitude diferente em relação ao ato de beber. “Nossas descobertas atuais abrem um novo campo de investigação em mudanças fisiológicas que vêm acompanhadas do despertar e da perspectiva de mudanças espirituais em membros do AA e outros“, disse Galanter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário